UNA-SUS e Ministério da Saúde realizam webinário sobre diagnóstico e manejo da dengue

O evento tem como objetivo aprimorar as habilidades dos profissionais de saúde, especialmente dos médicos participantes dos Programas de Provimento - Mais Médicos para o Brasil e Médicos pelo Brasil

A Secretaria Executiva da UNA-SUS e o Ministério da realizam, no dia 4 de março, o webinário "Dengue: Diagnóstico e Manejo Clínico - Adultos e Crianças para o PMMB”, com transmissão ao vivo pelo Canal do DATASUS, no YouTube, das 19h às 21h.

Diante da epidemia de dengue enfrentada pelo Brasil, surge a necessidade de capacitar os profissionais de saúde com relação à doença, para melhor atendimento da população. Dessa forma, o evento tem como objetivo aprimorar as habilidades dos profissionais de saúde, especialmente dos médicos participantes dos Programas de Provimento - Mais Médicos para o Brasil e Médicos pelo Brasil -, proporcionando conhecimentos atualizados para o diagnóstico e manejo eficaz da dengue em diferentes faixas etárias.

A abertura contará com a participação do Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS), Felipe Proenço; da Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), Isabela Pinto e a Secretária Executiva da UNA-SUS, Fabiana Damásio.

A primeira palestra tratará do Panorama atual das arboviroses, e será ministrada pela Coordenadora Geral de Vigilância de Arboviroses do Ministério da Saúde, Lívia Vinhal. Em seguida, o diagnóstico e manejo clínico será abordado pelo infectologista André Siqueira, pesquisador do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), e o diagnóstico diferencial pelo pesquisador do INI/Fiocruz e membro dos Grupos Assessores Técnicos para Dengue e para Chikungunya da OPAS/OMS, Rivaldo Venâncio. O diagnóstico e manejo clínico em crianças será abordado pelo coordenador da residência de pediatria no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Marcio Nehab.

Para enviar dúvidas aos palestrantes, acesse o formulário pelo link.

Fonte: SE/UNA-SUS

Data de Publicação: 29/02/2024