Notícias

Webinário inaugura série de Diálogos Online sobre o Ensino da Saúde Digital

Os encontros continuarão semanalmente, abordando temas cruciais para a transformação digital na saúde.

No dia 23 de agosto, a Secretaria Executiva da UNA-SUS realizou o primeiro webinário da série "Diálogos Online sobre o Ensino da Saúde Digital", evento que reuniu especialistas para discutir o ensino e a implementação da saúde digital no Brasil. O webinário contou com a mediação da Secretaria Executiva da UNA-SUS, Fabiana Damásio e da coordenadora da Fiocruz Mato Grosso do Sul e assessora da SE/UNA-SUS, Débora Dupas. As palestras foram ministradas pela Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (SEIDIGI), Professora Dra. Ana Estela Haddad e pelo assessor sênior da UNA-SUS, Prof. Dr. Francisco Eduardo de Campos. 

 

Ao abrir o evento, Fabiana Damásio destacou a importância do momento: "Se hoje a gente está discutindo a formação em Saúde Digital, é exatamente porque há mais de 20 anos, o Chico e a Ana Estela abriram caminhos para que a gente pudesse fortalecer, por meio da Secretária de Gestão do Trabalho em Educação em Saúde (SGTES), o debate sobre a educação permanente no Sistema Único de Saúde (SUS)". A fala de Fabiana reforçou o histórico e o compromisso do SUS com a educação em saúde, uma jornada de inovação e construção contínua. 

 

Francisco de Campos trouxe à discussão a relevância do modelo de diálogo proposto pelos eventos. "O lugar que vocês estão nesse momento, faz parte do chamado diálogo online de uma série de metodologias qualitativas, muito utilizadas nesse processo que chamamos democracia deliberativa". Ele explicou que o formato permite uma "assembleia permanente", onde os participantes podem contribuir em diferentes momentos, mantendo um debate constante e inclusivo. 

 

Durante sua palestra, a Profa. Dra. Ana Estela Haddad enfatizou o papel inovador da Secretaria de Informação e Saúde Digital, criada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade. "Quando a gente fala em saúde digital, logo vem inovação, tecnologias emergentes, inteligência artificial", disse Ana Estela, lembrando que a criação da secretaria visa promover a transformação digital do SUS. A nova estrutura busca integrar princípios fundamentais como equidade, inclusão e continuidade do cuidado. “Precisamos pensar e desenhar o escopo dessa Saúde Digital em um movimento contra hegemônico", afirmou, destacando a necessidade de uma abordagem que sirva aos interesses públicos, acima dos privados. 

 

Francisco de Campos complementou, ressaltando a importância de incluir todos os atores na construção de uma base sólida para a reforma da educação em saúde digital. "Qualquer um que procurar um serviço de saúde daqui a 10 anos, não terá apenas os aspectos administrativos, como por exemplo: prontuário, agenda do médico. Teremos uma incidência muito grande da Saúde Digital", explicou. Para o assessor, a educação digital tem papel fundamental para preparar os profissionais de saúde para esse futuro. 

 

Os encontros representam uma oportunidade única para aprofundar a discussão sobre o futuro da saúde digital no Brasil e alinhar estratégias de ensino que atendam às necessidades emergentes do setor. Ana Estela concluiu sua participação afirmando: "esse espaço para dialogar com os formadores, com as instituições de ensino e com quem vai, em última instância, desenvolver cursos de formação para Saúde Digital, se torna extremamente fundamental e estratégico". 

 

As palestras da série "Diálogos Online sobre o Ensino da Saúde Digital" serão semanais, com renomados docentes, sempre das 14h às 15h, e incluirão discussões diárias assíncronas com especialistas da área de saúde digital. O objetivo é fomentar o debate entre docentes, coordenadores e especialistas em saúde digital de todo o país. O evento é gratuito, e os participantes receberão uma declaração de participação ao final de quatro semanas. 

 

Confira os temas dos próximos webinários: 

 

02/09/2024: Domínios, Competências e Habilidades em Saúde Digital; 

10/09/2024: Principais aplicabilidades da Saúde Digital; 

17/09/2024: Estratégias Didático-Pedagógicas e Infraestrutura necessárias; 

24/09/2024: Formação de Professores e Pesquisa Científica em Saúde Digital; 




Fonte: SE/UNA-SUS

 

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 28/08/2024