Notícias
Inscrições para Especialização em Saúde Digital no SUS são prorrogadas até 7 de outubro
O curso, ofertado na modalidade Educação a Distância (EaD), terá duração de 18 meses e carga horária de 540 horas.
 (1).png)
Devido ao grande volume de acessos e a intercorrências técnicas que causaram instabilidades na plataforma, a comissão responsável pelo Edital nº 22/2025 prorrogou até 7 de outubro de 2025 o prazo de inscrições para o processo seletivo da Especialização em Saúde Digital no Sistema Único de Saúde (SUS).
O curso será ofertado na modalidade Educação a Distância (EaD), com duração de 18 meses e carga horária de 540 horas. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema de Seletivos da UFMA: https://seletivos.dted.ufma.br.
A iniciativa é promovida pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e da Superintendência de Tecnologias na Educação (STED/UFMA), em parceria com a Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI), do Ministério da Saúde.
Público-alvo e vagas
O curso oferece 1.000 vagas destinadas a profissionais graduados que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), como gestores, trabalhadores da saúde e profissionais de Tecnologia da Informação (TI). Também podem se inscrever profissionais com formação superior em outras áreas, mesmo sem vínculo com o SUS, mas que tenham interesse no tema.
A distribuição das vagas seguirá o Índice de Critérios de Saúde Digital (ICSD), considerando as diferentes macrorregiões do país. O edital também prevê cotas para negros (pretos e pardos), indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, pessoas trans e em situação de baixa renda.
Documentação necessária
No ato da inscrição, o candidato deve preencher o formulário eletrônico e anexar em PDF:
Documento de identificação com foto (RG, CNH, Conselho Profissional) ou Registro Nacional Migratório (RNM);
CPF, caso não conste no documento de identificação;
Diploma de conclusão de curso superior (frente e verso);
Para diplomas expedidos no exterior, comprovação de revalidação em instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC;
Comprovante de atuação no serviço público de saúde, como vínculo institucional (Exercício Funcional) ou declaração assinada pelo gestor ou chefia imediata.
Sobre o curso
A especialização será ofertada na modalidade EaD, com atividades assíncronas e encontros síncronos. Serão 18 componentes curriculares, organizados em três eixos formativos.
Para a conclusão, é obrigatória a elaboração e defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Todas as atividades ocorrerão no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), desenvolvido especialmente para o projeto.
O edital completo está disponível em: https://seletivos.dted.ufma.br.
Suporte
Esclarecimentos, informações adicionais ou pedidos de suporte podem ser feitos pelo endereço eletrônico: https://atendimento-dted.ufma.br/front/helpdesk.faq.php?id=18