UNA-SUS/UFMA abre novas inscrições para cursos de Gestão Pública em Saúde e Vigilância em Saúde

Em: 20/09/2016

Se você estava aguardando oportunidades de capacitação, não precisa mais esperar! A UNA-SUS/UFMA acaba de abrir inscrições para 05 cursos na área de Gestão Pública em Saúde e 01 curso na área de Vigilância em Saúde. Isso mesmo! São seis oportunidades de você se qualificar para o mercado de trabalho ou aperfeiçoar os seus conhecimentos.

Vamos aos cursos!

·      Processo de Trabalho na Gestão do SUS e a Importância do Planejamento em Saúde

Carga-horária: 45h

Motivo para fazer: neste curso, você ficará por dentro do aspectos sócio-históricos do SUS que determinaram a elaboração dos instrumentos de gestão, que são de responsabilidade indelegável do gestor em seu processo de trabalho,  além de conhecer a importância do planejamento desses instrumentos.

·      Planejamento, Gestão e Gerenciamento: o uso de instrumento de avaliação

Carga-horária: 45h

Motivo para fazer: este curso te dará conhecimento sobre a elaboração dos Instrumentos de Gestão do SUS (Plano de Saúde, Programação anual de Saúde, Relatório Anual de Gestão), os Sistemas de informação em Saúde como ferramenta de planejamento, bem como a elaboração de Diretrizes, Objetivos e Metas em Saúde.

·      Licitação e Contratos Administrativos

Carga-horária: 45h

Motivo para fazer: neste curso, você aprenderá sobre as normas que regem licitação e contratos na Administração Pública, a legislação aplicável às licitações, objetos e modalidades de licitações, bem como os contratos administrativos.

·      Responsabilidade Fiscal na Gestão Pública

Carga-horária: 45h

Motivo para fazer: neste curso, você será instruído sobre a aplicação dos recursos para a gestão da saúde pública, sobre os fundamentos, conceitos e origens da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), transparência, controle e fiscalização, bem como acerca da prestação de contas da gestão.

·      Monitoramento e Avaliação das Ações em Saúde

Carga-horária: 45h

Motivo para fazer: este curso apresenta estratégias que possibilitam o desenvolvimento de rotinas de monitoramento e avaliação nas três esferas de governo (municipal, estadual e federal).

·      Gestão e Financiamento das Ações da Vigilância em Saúde

Carga-horária: 30h

Motivo para fazer: este curso visaprover saberes referentes ao modelo de Vigilância em Saúde centrado na pessoa, família e comunidade, considerando particularidades culturais, de gênero e níveis de diversidade da população.

Inscreva-se!

Quem pode fazer os cursos?

Você e qualquer pessoa interessada em adquirir conhecimento.

Razões para você não perder essa oportunidade:

·      Cursos on-line e gratuitos (você estuda de casa ou de onde quiser, na hora que desejar)

·      Cursos certificados pela Universidade Federal do Maranhão –UFMA (após o término do curso, você receberá seu certificado por e-mail, em até 10 dias)

·      Acesso pelo celular ou tablet (todo o conteúdo do curso pode ser baixado na biblioteca virtual Saite Store, disponível para download nas lojas Google Play e App Store)

Dito tudo isso, você não vai ficar de fora, vai?

Claro que não! Então escolha o seu curso, clique no botão inscreva-se e Bons Estudos!

Fonte: Comunicação UNA-SUS/UFMA

© 2019 UNA-SUS/UFMA - Todos os direitos reservados.