Curso Saúde Bucal da Gestante com inscrições até 10 de agosto

Atualização em 02/08/2018

SÃO LUÍS - Encerram na próxima sexta-feira (10) as inscrições para o curso Saúde Bucal da Gestante, que é fruto da parceria entre UNA-SUS/UFMA - juntamente com o Grupo Saite - e a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP).

A oferta é voltada para profissionais, acadêmicos da odontologia e técnicos em saúde bucal. Ainda, quaisquer pessoas que apreciem a temática podem participar desta turma.
É inegável que, culturalmente, há uma série de crenças que permeiam o período gestacional. Neste sentido, durante o curso, os participantes poderão perceber como articular ações para evitar que os mitos associados a gestação tenham impacto negativo na saúde bucal da gestante. “Muitos cirurgiões-dentistas se sentem inseguros no atendimento às mulheres gestantes, pois, em alguns casos, há uma insuficiência de conhecimentos a respeito dessa temática”, afirmou a coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA, professora Ana Emília Figueiredo de Oliveira.

Durante o curso, serão apresentadas, ainda, as dimensões que envolvem o cuidado em saúde bucal para a gestante, considerando questões relacionadas ao processo de trabalho na Atenção Básica, enquanto ordenadora das Redes de Atenção à Saúde.

“O profissional poderá visualizar que existe uma rede de cuidados, na qual ele faz parte, e que para que o cuidado seja resolutivo ele precisa conceber uma nova forma de gerenciar seu próprio processo de trabalho e integrá-lo às demais ações que dizem respeito ao cuidado às gestante”, disse uma das conteudistas do curso, professora Judith Pinho.

Sobre o curso

O curso Saúde Bucal da Gestante é desenvolvido na modalidade autoinstrucional. Com carga horária de 45h, divididas em duas unidades, a oferta apresenta recursos educacionais dinâmicos e interativos, como livros multimídia, infográficos e casos clínicos.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do link. Os alunos inscritos terão até dia 10 de outubro de 2018 para conclusão do curso. A certificação também é gratuita, emitida pela UFMA e FOUSP, e fica disponível em até 10 dias úteis após o término das atividades.

Confira o tutorial de inscrição no link.

Parceria

Esta já é a segunda oferta da parceria entre a UNA-SUS/UFMA e FOUSP, que se fortalece a cada novo lançamento. O primeiro curso - Odontologia para pacientes com comprometimento sistêmico - superou a marca de 13.000 inscritos em todo o país.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Ana Estela da FOUSP, a oferta “foi preparada com grande dedicação por uma equipe altamente qualificada e comprometida, fruto da parceria FOUSP e UNA-SUS/UFMA. Ambas as instituições trabalharam em conjunto para a concepção desta oferta, bem como para a construção do planejamento do curso. Esperamos que tenha tanto sucesso quanto a primeira e que venha ao encontro das expectativas dos participantes".

© 2018 UNA-SUS/UFMA - Todos os direitos reservados.