UNA-SUS/UFMA lança 3 cursos sobre Condições Ginecológicas Comuns na Atenção Básica 2 voltados para profissionais da Enfermagem e Medicina

Em 08/05/2018

SÃO LUÍS - Compreender para além da fragilidade sob o gênero feminino. A UNA-SUS/UFMA lança, nesta terça-feira (08), os três cursos de “Condições Ginecológicas Comuns na Atenção Básica 2”. São eles: Queixas de lesões anogenitais, Queixas mamárias e Atenção às mulheres no climatério.

Fruto da parceria com o Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde (DEPREPS) da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde, os cursos são voltados para profissionais da enfermagem e medicina.

As ofertas buscam reconhecer o papel elementar da Atenção Básica (AB) para o funcionamento da Rede de Atenção à Saúde. Do mesmo modo que, buscam despertar a reflexão por parte dos profissionais atuantes na AB, ao analisarem a importância do seu papel na resolutividade de inúmeras queixas da população adscrita, acerca dos temas explanados.

Busca ainda, compreender a abordagem das situações clínicas de forma multi e transdisciplinar, que integram a atuação da equipe de saúde da família e do núcleo de atenção à saúde da família.

Os cursos são ofertados de maneira individual,  gratuita e a distância, em área temática específica, por meio do ambiente virtual de aprendizagem da UNA-SUS/UFMA. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 07 de junho através do link. Os alunos inscritos terão como prazo final o dia 10 de setembro  para conclusão dos cursos.

Para a inscrição, o profissional deverá ter em mãos o código da sua CBO (Classificação Brasileira de Ocupações). Caso você não saiba onde encontrar o seu, siga as instruções do roteiro abaixo.

Atividade Entre Pares

A oferta apresenta, ainda, a avaliação entre pares. Uma estratégia que convida o aluno para uma construção colaborativa de conhecimento. Com essa ferramenta, trabalhadores da saúde de todo o Brasil terão a oportunidade de compartilhar ideias e propostas para a melhoria da saúde.

Certificação

Em até dez dias úteis após finalização de suas atividades, o aluno poderá obter certificação gratuita, validada pela Universidade Federal do Maranhão e reconhecida pelo MEC, pela oferta educacional completa, totalizando 50h, se concluir todos os cursos, ou individualmente, por cada curso concluído.

Cursos

Queixas de lesões anogenitais (20h) - aborda conteúdos relacionados a avaliação inicial da lesão anogenital, úlceras genitais, verrugas anogenitais, cisto e abscesso de Bartholin, e outras lesões dermatológicas. Retrata, ainda, situações de como identificar os primeiros sinais dessas lesões anogenitais, trilhando os aspectos clínicos e o diagnóstico, além do tratamento indicado para cada situação.

Queixas mamárias (15h)  - trata sobre algumas ações básicas de prevenção e tratamento dos profissionais de saúde em relação aos cuidados com a saúde da mulher no que diz respeito às mamas. Assim como o exame clínico das mamas e de como deve ocorrer o processo de rastreamento do câncer de mama e suas indicações.

Atenção às mulheres no climatério (15h) - traz uma abordagem dos aspectos importantes acerca do acolhimento das mulheres durante o climatério, para que haja maior efetividade das ações de cuidado dos profissionais de saúde e do reconhecimento da Atenção Básica como espaço privilegiado de atenção à saúde da mulher nos diversos ciclos de vida.

© 2018 UNA-SUS/UFMA - Todos os direitos reservados.