Cursos

Cuidado em Saúde Bucal da Gestante e Puérpera

CARGA HORÁRIA: 45 horas

A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) - por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA) - e Ministério da Saúde, com colaboração da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFMA abriram inscrições para o Curso de Extensão “Cuidado em Saúde Bucal da Gestantes e Puérperas”. As matrículas estão abertas e podem ser realizadas até o dia 31 de maio de 2022.

O curso “Cuidado em Saúde Bucal da Gestante e Puérpera” que tem como objetivo compreender e promover a assistência odontológica para gestantes e puérperas – grupos que fazem parte do contexto da Atenção Primária à Saúde (APS) e necessitam de atenção por parte de toda a equipe de saúde, incluindo os dentistas.


Entre as temáticas abordadas estão: organização do processo de trabalho da Atenção Primária para a integralidade do cuidado em gestantes e puérperas; Rede de Atenção à Saúde (RAS); classificação do risco gestacional; doenças orais mais frequentes em gestantes e puérperas; prescrição medicamentosa à gestante e puérpera (anestésicos, analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos, fluorterapia); exames radiográficos na gestação; cuidados odontológicos no pré-natal e educação em saúde bucal no pré-natal e puerpério.


O curso é gratuito, com carga horária de 45h e acontece na modalidade a distância, autoinstrucional e início imediato.


Público-alvo: cirurgiões-dentistas que atuam na Atenção Primária à Saúde, além de profissionais, estudantes e demais interessados pela temática.


Texto: Núcleo de Comunicação e Design

Cadastrado Por: Rayanne
Ultima edição Por: Vinícius Menezes
Data de Publicação: 11/01/2022