Queixas comuns no atendimento à demanda espontânea e urgências e/ou emergências na Atenção Primária à Saúde 1 é tema de novo curso da UNA-SUS/UFMA

Na Atenção Básica, a classificação de risco tem promovido uma melhora nas condições de atendimento dos usuários, refletindo na diminuição do tempo de espera e, consequentemente, do risco de agravamento dos casos.

Compreender o diagnóstico e o tratamento adequado durante atendimento à demanda espontânea e urgências e/ou emergências na Atenção Básica com enfoque em situações como cefaleia, diarreia e vômitos, dispneia e disúria é o objetivo central do curso “Queixas comuns no atendimento à demanda espontânea e urgências e/ou emergências na Atenção Primária à Saúde 1”. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 31 de janeiro de 2022, pelo LINK.

O curso é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo de SAITE (CNPq/UFMA).

Com carga horária de 30 horas e início imediato, a capacitação é gratuita e ofertada na modalidade a distância (autoinstrucional). O público-alvo são profissionais de saúde e gestores que atuam na Atenção Primária à Saúde.

A oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras) e, também, com versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos objetos educacionais e estratégias de avaliação, tais como: infográficos, material em PDF e questionário.

CERTIFICAÇÃO

O aluno poderá emitir a sua certificação caso obtenha nota final maior ou igual a 70.0 (setenta) após o somatório de todas as atividades avaliativas disponíveis no “mapa de recursos”. Também, deverá concluir o Questionário de Avaliação do Curso, responder à situação-problema (pré e pós-teste) e navegar em todos os recursos educacionais disponíveis no AVA.

O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela Universidade Federal do Maranhão.

Vale ressaltar que esta oferta faz parte do programa “Acolhimento com classificação de risco na Atenção Primária à Saúde” composto por 04 (quatro) cursos de carga horária independente. No entanto, o aluno poderá realizar todos os cursos  e obter o certificado com carga horária total de 120 horas.

TEMÁTICAS ABORDADAS

A capacitação permitirá que o estudante reconheça as diferenças entre situações de urgência/prioridades, com base não apenas em aspectos biológicos, mas também de vulnerabilidade social e a forma correta de proceder o encaminhamento para um nível de atenção de maior complexidade, quando necessário. Dessa forma, o curso apresenta os seguintes conteúdos: Acolhimento e Classificação de Risco para atendimento à demanda espontânea no âmbito da Atenção Primária à Saúde; Diagnóstico e o tratamento adequado no atendimento ao usuário com diarreia e vômito e tratamento adequado diante das queixas de cefaleia, dispneia e disúria na Atenção Primária à Saúde.

Texto: Núcleo de Comunicação e Design da UNA-SUS/UFMA

Data de Publicação: 19/08/2021