Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher: Confira os cursos com inscrições abertas voltados à saúde do público feminino

Ofertas gratuitas e 100% on-line para profissionais e estudantes

As mulheres são maioria da população, com mais de 108,9 milhões de brasileiras, e as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com o Ministério da Saúde. No dia 28 de maio, Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, a Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS-UFMA) reforça a importância da qualificação profissional na busca por um atendimento mais humanizado e completo ofertado ao público feminino na saúde pública.

Você sabia que os cuidados com a saúde da mulher só foram inseridos nas políticas nacionais de saúde nas décadas iniciais do século XX? A partir de 2003, foi elaborada a proposta da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, referenciada pelo diagnóstico epidemiológico da situação da saúde da mulher no Brasil à época.

Para orientação profissional no atendimento desse público na Atenção Primária à Saúde (APS), a UNA-SUS-UFMA oferta dois cursos voltados exclusivamente para a saúde da mulher. São eles:

- Atenção à saúde das mulheres com deficiência; carga-horária:30h

- Cuidado em Saúde Bucal da Gestante e Puérpera; carga-horária: 45h

Coordenados pela Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED), as ofertas da UNA-SUS-UFMA são desenvolvidas em parceria com o Ministério da Saúde, gratuitas e oferecidas na modalidade de ensino autoinstrucional, ou seja, sem a mediação de tutores.

Atualmente, a instituição disponibiliza um catálogo de 30 cursos na área da saúde, todos com início imediato e com direito a certificado gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA.

Inclusão também é sinônimo de bem-estar

Em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), a DTED-UFMA oferece, ainda, dois cursos de atenção aos direitos da população com deficiência, em especial, a assistência adequada à população feminina. São eles:

- Acessibilidade nas Delegacias Brasileiras e Atendimento às Mulheres e Meninas com Deficiência e Doenças Raras; carga-horária: 30h

- Familias raras e mães atípicas: apoio após o diagnóstico; carga-horária: 30h

As oportunidades educacionais são desenvolvidas em um ambiente virtual inovador, com versão, também, para dispositivos móveis.

Data de Publicação: 28/05/2022