Canais de divulgação da UNA-SUS-UFMA passam por ajustes durante período eleitoral

Objetivo é adaptar a comunicação do programa à legislação eleitoral

O conteúdo informativo veiculado nos canais institucionais de comunicação da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde da Universidade Federal do Maranhão – UNA-SUS/UFMA – sofrerá alterações a partir de 2 de julho, devido ao início do período eleitoral.

As alterações estão disciplinadas com base na Lei das Eleições (nº 9.504/97), pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, e de acordo com as recomendações gerais para a comunicação da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) nos três meses anteriores à eleição, até o final do segundo turno, se houver.

Tal necessidade decorre da predição do art. 45 da supramencionada Instrução Normativa n⁰ 01/2018, da Secretaria Geral da Presidência da República, uma vez que o cargo de Presidente da República será objeto de disputa eleitoral no próximo pleito.

Assim, durante esse período, será vetado o uso da logomarca do Governo atual “Governo Federal - Pátria Amada Brasil” em todos os materiais digitais de órgãos e entidades do Poder Executivo – incluindo todos os sistemas da SE/UNA-SUS e Rede. Nas redes sociais (@unasusufma), os perfis terão os comentários desativados até o fim das eleições de 2022.

Essa medida, cabe ressaltar, não impactará na oferta de cursos, assim como na emissão do certificado de conclusão. Diante disso, iremos revisar e atualizar nossas plataformas, o que pode ocasionar em instabilidade até que sejam feitas todas as alterações necessárias.

Os pedidos de informações poderão ser encaminhados para a Central de Atendimento ao Aluno, disponível em nosso site Institucional (unasus.ufma.br) e no Ambiente virtual de aprendizagem (saiteava.org), na aba “Central de Atendimento”.

Demais canais de divulgação devem respeitar as mesmas normas, como não empregar marcas de governos, não fazer propaganda de candidatos e se restringir às informações pertinentes aos cursos.

Fonte: Núcleo de Comunicação e Design da UNA-SUS-UFMA.

Data de Publicação: 01/07/2022