Notícias

Cursos sobre Saúde Bucal e Doenças Crônicas Não Transmissíveis são destaque na UNA-SUS/UFMA

Juntas, as ofertas somam mais 27 mil inscritos e ficam disponíveis para matrículas até 04 de janeiro de 2022.

Na atualidade, diversos estudos científicos têm demonstrado uma combinação alarmante: comportamentos de risco como tabagismo, dieta não-saudável, entre outros fatores, podem estar associados tanto às manifestações bucais - que necessitam de tratamento especializado -, quanto às doenças crônicas não transmissíveis, conhecidas como DCNTs.

De acordo com o IBGE, em pesquisa divulgada em 2020 e noticiada pela Agência Brasil, 52% das pessoas com 18 anos ou mais foram diagnosticadas com pelo menos um tipo de doença crônica não transmissível (DCNT) no país. O que acarreta grandes impactos na qualidade de vida dessa população, incluindo a saúde bucal.  

No âmbito do SUS, as políticas de assistência odontológica entendem essa relação. Por isso, organizam suas práticas  de modo que o cuidado ao paciente inserido nesse contexto seja ofertado de modo integralizado e multidisciplinar,  com o apoio de uma equipe de Saúde Bucal qualificada e que possa direcionar, quando necessário, para outras linhas de cuidado. 

Nesse sentido, a UNA-SUS/UFMA está com inscrições abertas para cursos nessa temática. No total, são três capacitações que abordam os diferentes fatores relacionados às Doenças Crônicas Não Transmissíveis e os efeitos delas na saúde bucal da população com DCNT. As ofertas são fruto da parceria com o Ministério da Saúde, a Faculdade de Odontologia da USP-FOUSP e o Programa de pós-graduação em Odontologia da UFMA. São elas: 





Juntos, os cursos somam mais 27 mil inscritos e ficam disponíveis para matrículas  até 04 de janeiro de 2022. Podem se inscrever cirurgiões-dentistas que atuam na Atenção Básica, professores, estudantes e demais interessados pela temática.

Além disso, para finalizar o Programa Assistência odontológica para pacientes com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) na Atenção Primária à Saúde (APS),  estamos produzindo mais uma oferta, dessa vez com enfoque em pacientes com doenças respiratórias crônicas e o cuidado em saúde bucal destinado a essas condições de saúde. 

Em relação à certificação, o aluno poderá obter o certificado de cada curso concluído individualmente ou da carga horária total do Programa (180 horas), uma vez concluídos com êxito todos os cursos que o compõem.

Vale lembrar que as oportunidades educacionais da UNA-SUS/UFMA são desenvolvidas a partir de um modelo pedagógico dinâmico e que estimula a autonomia do estudante, possibilitando ao profissional montar sua própria rotina de estudo com o suporte de diferentes recursos educacionais, que estimulam e tornam o processo ensino-aprendizagem mais interativo. É a junção de inovação, tecnologia e pioneirismo a favor da democratização do ensino.


Aproveite! 



Texto: Núcleo de Comunicação e design da UNA-SUS/UFMA

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 03/09/2021