Inscrições abertas para novo módulo do Programa de Formação sobre Doenças Raras

Intitulado Doenças Raras: aspectos históricos, sociais e biológicos, o curso é ofertado pela DTED/UFMA

Estão abertas as matrículas para o curso “Doenças Raras: aspectos históricos, sociais e biológicos”, ofertado pela Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED-UFMA) em parceria com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH). A oferta educacional é on-line, gratuita e tem início imediato. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 28 de fevereiro de 2023 na plataforma saiteava.org.

Por  meio do curso será possível compreender diferentes características relacionadas às doenças raras, com enfoque  na promoção do cuidado centrado nas pessoas com condições atípicas de saúde, a partir de um modelo biopsicossocial de assistência e na atenção humanizada direcionada à população de raros, além de tratamentos e pesquisas desenvolvidas nessa área e a relação das DRs e o uso de medicamentos órfãos no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa.

Com carga horária de 30 horas, durante a experiência de ensino-aprendizagem o participante terá acesso a diversos suportes educacionais, como: infográficos, material em PDF, Recurso Multimídia, e-books e questionário. O público-alvo da capacitação são profissionais de saúde envolvidos na reabilitação das pessoas com doenças raras, familiares, além de profissionais dos mais diversos âmbitos interessados na temática do curso.

O aluno poderá emitir a sua certificação caso obtenha nota final maior ou igual a 70.0 (setenta). O certificado é gratuito e emitido pela UFMA.

Saiba mais

O curso “Doenças Raras: aspectos históricos, sociais e biológicos” faz parte do Programa de Formação Capacitação e Informação em Doenças Raras. Atualmente, o Programa conta com mais quatro módulos disponíveis ao público: Famílias raras e mães atípicas: apoio após o diagnóstico; Voluntariado no campo das doenças raras; Políticas públicas para pessoas com doenças raras; e Empoderamento das pessoas com doenças raras

Ao todo, o Programa é composto de seis cursos on-line, gratuitos e autoinstrucionais (sem a mediação de tutores). O cursista poderá obter o certificado integral com carga horária de 180 horas assim que todos os módulos estiverem disponíveis para inscrições no ambiente virtual de aprendizagem - o Saite AVA.

DTED/UFMA

A Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) é o setor responsável pela gestão da modalidade Educação a Distância na UFMA e reúne os programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).

Data de Publicação: 01/09/2022