Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência: UNA-SUS/UFMA ressalta a importância da qualificação profissional no cuidado inclusivo

Veja 13 capacitações abertas e gratuitas na temática

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta quarta, 21, a UNA-SUS/UFMA ressalta a importância da educação inclusiva para oportunizar atenção integral que compreende as ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde das pessoas com deficiência.

Segundo o IBGE 2019, o Brasil tem 17,3 milhões de pessoas que possuem algum tipo de deficiência, seja ela física, intelectual, auditiva, entre outras. Apesar disso, as políticas de inclusão no país ainda é um desafio no atendimento e cuidado à saúde. Uma realidade que a UNA-SUS/UFMA coloca em perspectiva na busca de ofertas educacionais.

“As nossas capacitações estão centradas no atendimento na Atenção Básica, pois ela é considerada o primeiro nível de contato do usuário com o sistema de saúde. Por isso, buscamos capacitar profissionais com foco na diminuição das barreiras de acesso às pessoas com deficiência e aos recursos ofertados por este nível de atenção, impactando diretamente a eficácia das intervenções dos profissionais de saúde”, destacou a coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

As ofertas educacionais são frutos da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) e o Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência e o Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA).

Atualmente, a UNA-SUS/UFMA oferta 13 capacitações gratuitas, na modalidade a distância e com início imediato. O público-alvo são profissionais que atuam no SUS envolvidos no cuidado à pessoa com deficiência, além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados na temática.

Ao concluir a capacitação, o estudante terá direito a um certificado gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA. As inscrições podem ser realizadas no site unasus.ufma.br.

Veja todas as oportunidades:

Data de Publicação: 21/09/2022