Destaque na UNA-SUS/UFMA: curso sobre Diabetes e Hipertensão Arterial ultrapassa 10 mil matrículas em dois meses

Lançado em julho, a oferta já contabiliza 11.723 inscritos no ambiente virtual de aprendizagem

O Brasil é o sexto país com maior incidência de diabetes no mundo e o primeiro na América Latina, segundo o Atlas do Diabetes 2021, divulgado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF). A ocorrência da doença nos brasileiros motivou o lançamento do curso Descompensação do Diabetes Mellitus e alterações agudas da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), ofertado pela UFMA, instituição integrante da Rede UNA-SUS. A capacitação, gratuita e on-line, visa contribuir na qualidade do atendimento e no fluxo de trabalho das equipes na Atenção Primária à Saúde.

A iniciativa atraiu bastante visibilidade na plataforma de cursos da UNA-SUS/UFMA ultrapassando, em dois meses, a meta de 10 mil matrículas. Lançada em julho, a oferta conta, atualmente, com 11.723 inscritos. As matrículas seguem abertas até 4 de janeiro de 2023 no site unasus.ufma.br. O curso tem início imediato.

O público-alvo são profissionais de saúde e gestores que atuam na APS, além de técnicos, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas pela capacitação. Durante a jornada de aprendizagem, o estudante terá acesso a diversos suportes educacionais, como: recursos multimídias, cartilhas, infográficos, apresentações e e-books interativos.

“Do ponto de vista do conteúdo, a Universidade contou com a expertise dos professores-autores para a produção de textos e recursos didáticos que ajudem o público-alvo na aprendizagem por meio da educação a distância. Dessa forma, aproveita-se a experiência dos autores e o padrão de qualidade da oferta educacional que se reflete no número de matrículas da capacitação”, aponta a Designer Instrucional na UNA-SUS/UFMA, Mizraim Mesquita.

Demanda no SUS – Envelhecimento populacional, obesidade, má-alimentação e sedentarismo são os principais fatores responsáveis pelo aumento da Diabetes Mellitus e da Hipertensão Arterial ao redor do mundo. No Brasil, esses agravos estão entre as causas recorrentes de internações por demanda espontânea no SUS.

Atualmente, são 15,7 milhões de pessoas adultas com essa condição. A estimativa é que, até 2045, a doença afete 23,2 milhões de adultos brasileiros. Diante desse cenário, a capacitação oferece subsídios ao planejamento, implementação e cuidado adequado no atendimento do usuário na Atenção Primária à Saúde.

“Buscamos auxiliar os profissionais na Rede de Atenção do SUS por meio do curso que traz em seu conteúdo programático o reconhecimento e manejo das complicações agudas do Diabetes Mellitus e das elevações agudas do nível pressórico do usuário na APS, além da avaliação de risco e suas respectivas vulnerabilidades”, frisa a coordenadora da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA). O certificado é gratuito e validado pela UFMA.

Data de Publicação: 23/09/2022