Cuidado e inclusão: UNA-SUS/UFMA capacita profissionais e fortalece o atendimento especializado das pessoas idosas com deficiência na Rede de Atenção à Saúde

Dia Nacional do Idoso: curso “Atenção à Pessoa Idosa com Deficiência" segue com inscrições abertas

Com o envelhecimento natural da população, surge cada vez mais a preocupação de viver uma velhice com qualidade. Por isso, no Dia Nacional do Idoso, comemorado nesta terça, 27, a UNA-SUS/UFMA ressalta o curso “Atenção à Pessoa Idosa com Deficiência” com o objetivo de refletir a situação do idoso no país, o cuidado, seus direitos e dificuldades.

O brasileiro, a cada ano, tem aumentado a sua longevidade. De acordo com dados do IBGE, em 2020, a população idosa irá mais do que dobrar de tamanho até 2050. Nesse contexto, a Atenção Primária desempenha papel central na garantia de acesso dessa população a uma atenção à saúde de qualidade, por ser considerada a principal porta de entrada e centro integrador de toda a Rede de Atenção à Saúde (RAS).

Por isso, a oferta visa capacitar profissionais que atuam no SUS, envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados. O curso possui carga horária de 60 horas, gratuito, 100% online e início imediato.

“Buscamos auxiliar o profissional de saúde para atender às demandas do crescimento da população idosa no país. Ser idoso e ter uma deficiência constituem situações de vulnerabilidade, por isso, a nossa expectativa é que o curso possa contribuir para assegurar e garantir a saúde dos idosos com deficiência com mais qualidade na RAS”, declarou a coordenadora da UNA-SUS/UFMA e diretora da DTED/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

A capacitação permitirá que o estudante atenda a população acima dos 60 anos de forma especializada, levando em consideração as necessidades desses usuários com enfoque na reabilitação funcional dos pacientes. Entre os temas discutidos no curso, destacam-se: Plano Terapêutico Singular e a reabilitação da funcionalidade da pessoa idosa; Avaliação multidimensional, psicossocial e funcional; Tecnologias assistivas na reabilitação; e a Reabilitação da pessoa idosa com deficiência nos diferentes pontos de atenção da RAS.

Considerando que, atualmente, mais de 15 milhões de brasileiros são idosos e um a cada quatro idosos têm algum tipo de deficiência, é fundamental que a sociedade se prepare para essa nova realidade.

“Atualmente, 33% dos inscritos já concluiu o curso e tiveram acesso ao certificado gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA. E, continuamos com inscrições abertas e a missão de oportunizar qualificação na atenção à saúde, discutindo as demandas por serviços especializados, bem como as desigualdades associadas ao público idoso e com deficiência”, apontou a coordenadora.

A oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador, com versão para dispositivos móveis, - o SAITE AVA. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos objetos educacionais e estratégias de avaliação, tais como: recurso multimídia, e-books, infográficos e apresentação interativa, Game Quiz, material em PDF e questionário.

O curso é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) e o Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, do Departamento de Atenção Especializada e Temática e da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.

Data de Publicação: 27/09/2022