Atenção à saúde da pessoa com lesão medular é tema de novo curso da UNA-SUS/UFMA

Capacitação integra o programa “Atenção à saúde da pessoa com Deficiência”, que atualmente conta com mais de dez cursos.

Localizada na coluna vertebral e integrante do Sistema Nervoso Central (SNC), a medula espinal funciona como uma espécie de mediador de estímulos e de motricidade para o corpo humano. Por essa razão, agravos e injúrias nessa região são responsáveis por sérios comprometimentos motores e sensoriais na pessoa que sofreu a lesão.

Com o objetivo de contribuir na qualidade da assistência e nos serviços de habilitação e reabilitação direcionados a pacientes com danos na medula espinal, a UNA-SUS/UFMA abre inscrições para o curso Atenção à saúde da pessoa com Lesão medular. As matrículas podem ser realizadas AQUI e ficam disponíveis até 28 de fevereiro de 2023.

A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGAPDC/DAET/SAS/MS), Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).

TEMÁTICAS ABORDADAS E PÚBLICO-ALVO

Com carga horária de 30 horas, ofertado na modalidade a distância e sem a mediação de tutores, o curso aborda temas como: definição, etiologia e epidemiologia da lesão medular; diagnóstico clínico: nível neurológico da lesão e exames complementares; tratamento de urgência e tratamento cirúrgico; consequências da lesão medular e outros tópicos de relevância; acompanhamento psicológico; reabilitação, entre outros.

Em resumo, a capacitação apresenta os conceitos, as causas, os tratamentos e a assistência à saúde da pessoa com lesão medular, bem como as principais orientações para o cuidado e reabilitação no contexto da Atenção Primária e Especializada à Saúde (Urgência e Emergência).

Para auxiliar os seus estudos, durante a jornada de aprendizagem o estudante terá acesso a diversos suportes educacionais, como: apresentação interativa, material em PDF, infográficos, e-book e questionário.

Como público-alvo da capacitação estão profissionais que atuam no SUS, envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, cirurgiões-dentistas e gestores dos serviços de reabilitação; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas na capacitação.

CERTIFICAÇÃO

O aluno poderá emitir a sua certificação após concluir todas as etapas e tarefas presentes na sala virtual e obter nota final maior ou igual a 70.0 (setenta). Para mais informações sobre as estratégias avaliativas do curso, visite a página de apresentação da capacitação no ambiente virtual de aprendizagem, o SAITE AVA.

O certificado é gratuito e emitido pela Universidade Federal do Maranhão - Instituição integrante da Rede UNA-SUS.

Texto: Núcleo de Comunicação e Design da UNA-SUS/UFMA

Data de Publicação: 30/09/2022