Notícias

Cursos a distância sobre saúde bucal formam mais de 30 mil multiplicadores e continuam com inscrições abertas

São nove ofertas gratuitas e 100% online com matrículas até 31 de outubro

Mais de 30 mil multiplicadores estão capacitados para o atendimento, assistência e cuidado odontológico direcionado aos usuários da Rede de Atenção à Saúde do SUS. Os cursos são oferecidos pela Universidade Federal do Maranhão, instituição integrante do Sistema UNA-SUS, em parceria com o Ministério da Saúde. Ofertando um serviço de qualidade na educação e oportunizando a qualificação de profissionais de odontologia, a UNA-SUS/UFMA disponibiliza, atualmente, nove cursos com inscrições abertas sobre saúde bucal.

As capacitações buscam compreender e estruturar os serviços de assistência odontológica e o trabalho da equipe de Atenção Primária em Saúde a partir de diferentes abordagens e situações de atendimento nessa linha de cuidado. Para a diretora da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, as ofertas atendem com excelência o trabalho de aperfeiçoamento dos profissionais na promoção da saúde bucal que, consequentemente, impacta de forma positiva a saúde do país. 

“Multiplicar conhecimento é a chave do desenvolvimento na sociedade. Com o uso de tecnologias inovadoras na EaD, oportunizamos que às pessoas atuem como multiplicadores de conhecimento qualificados na área de odontologia, enfatizando o cuidado especializado e integrativo no Sistema Único de Saúde”, observou Ana Emilia, que também é coordenadora da UNA-SUS/UFMA.  

Os cursos ainda possuem estratégias de gamificação ambientadas para dar suporte ao desenvolvimento educacional como, por exemplo, a disponibilização do serious game chamado Dental Case, disponível em três plataformas distintas: Web, Android e iOS. Dentro do jogo, ao efetuar o atendimento, o usuário realizará anamnese, exames físicos, diagnósticos e recomendações de tratamento visando o melhor desfecho para a saúde do paciente. 

As inscrições para as ofertas estão disponíveis até 31 de outubro e tem como público-alvo profissionais e estudantes de odontologia, além de demais interessados no tema. Para participar, basta acessar a plataforma de ensino da unasus.ufma.br, fazer o cadastro e a matrícula. O curso tem início imediato, gratuito, online e certificado validado pela UFMA. Confira todos os cursos:

  1. Atenção à Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência;
  2. Cuidado em Saúde Bucal para Pessoas em Situações de Urgências Odontológicas;
  3. Cuidado em Saúde Bucal para Pessoas com Deficiência na Atenção Primária à Saúde;
  4. Cuidado em Saúde Bucal para Gestantes e Puérperas;
  5. Cuidado em Saúde Bucal da Pessoa com Doença Infecciosa Transmissível;
  6. Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT: Doenças Respiratórias Crônicas;
  7. Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT: Diabetes, Hipertensão e Doença Renal Crônica;
  8. Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT: Doenças Cardiovasculares; e
  9. Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT: Pacientes com Câncer.

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 03/10/2022