LISTA | 5 cursos que capacitam profissionais da saúde no atendimento às demandas espontâneas na APS

As ofertas abrangem temas como: diabetes, queimaduras, epilepsia, mordeduras de animais peçonhentos e anafilaxia

A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações, no âmbito individual e coletivo, visando desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades. Dessa maneira, a UNA-SUS-UFMA oferta o Programa de formação “Cuidado nas queixas comuns no atendimento à demanda espontânea na APS”, que conta com cinco cursos abertos, totalizando 150 horas. Os cursos têm início imediato e as matrículas podem ser realizadas no site unasus.ufma.br.

Segundo a coordenadora da UNA-SUS-UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, como porta de entrada para o acolhimento das necessidades em saúde da população, a Atenção Primária também atende situações de urgência e emergência e as equipes devem estar aptas a atender o paciente inserido nesse contexto. “Entre os seus desafios, destacam-se aqueles relativos ao acesso e ao acolhimento, à efetividade e à resolutividade das suas práticas e à capacidade de gestão e coordenação do cuidado”, aponta.

Para auxiliar os profissionais de saúde na assistência correta a essas demandas, o Programa “Queixas Comuns”, busca contribuir efetivamente para o fortalecimento da atenção básica no seu papel protagonista de produção e de gestão do cuidado integral em rede, impactando positivamente na vida das pessoas.

Os cursos, que compõem o Programa, têm como público-alvo profissionais de saúde e gestores que atuam na APS, especialmente, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas. “Do ponto de vista do conteúdo, a Universidade contou com a expertise dos professores-autores para a produção de textos e recursos didáticos que ajudem o público-alvo na aprendizagem por meio da educação a distância”, frisa a Designer Instrucional na UNA-SUS/UFMA, Mizraim Mesquita.

Ao concluir o curso, o aluno poderá emitir o certificado, validado pela UFMA, de maneira gratuita. A emissão é feita no próprio ambiente virtual, por meio da opção “Certificação”. Veja os cursos:

1. Cuidado aos pacientes vítimas de queimaduras; 30h
  2. Descompensação do Diabetes Mellitus e alterações agudas da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS); 30h
  3. Cuidado em crises epilépticas e epilepsia; 30h
  4. Cuidado em casos de mordedura de animais e intoxicação por animais peçonhentos, plantas tóxicas e medicamentos; 30h
  5. Cuidado em reações anafiláticas; 30h

Data de Publicação: 05/10/2022