Notícias

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física: 6 cursos a distância que capacitam profissionais da saúde no atendimento desse público na APS

Os cursos são gratuitos, na modalidade a distância e com início imediato

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, o Brasil possui 17,3 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que representa 8,4% da população. Deste total, mais de 13 milhões são pessoas com deficiência física – aquelas que possuem alguma perda em sua formação de natureza fisiológica ou anatômica que atrapalhe o desenvolvimento de algumas atividades. No Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física, celebrado nesta terça, 11, a UNA-SUS-UFMA ressalta seis iniciativas educacionais voltadas aos profissionais de saúde para garantir a qualidade de vida, o cuidado humanizado e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência física.

De acordo com a coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, os cuidados a esse público avançam por toda a vida, com atendimento de habilitação e reabilitação, por isso a importância de profissionais capacitados na rede pública de saúde.

“As nossas capacitações estão centradas no atendimento na Atenção Básica, pois ela é considerada o primeiro nível de contato do usuário com o sistema de saúde. Assim, buscamos capacitar profissionais com foco na diminuição das barreiras de acesso às pessoas com deficiência e aos recursos ofertados por este nível de atenção, impactando diretamente a eficácia das intervenções dos profissionais de saúde”, destacou a coordenadora.

As deficiências físicas mais comuns são: Paraplegia, Monoplegia, Tetraplegia, Hemiplegia, Ostomia, Paralisia cerebral e Nanismo. O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência preconiza que a inclusão deve ser feita por ações da comunidade, com a transformação de ambientes que impedem a efetiva participação social desta população. Além disso, busca reabilitar a pessoa com deficiência na sua capacidade funcional e desempenho, protegendo a saúde e prevenindo agravos que determinem o aparecimento de deficiências. Dessa maneira, a Rede de Atenção à Saúde tem o objetivo de ampliar o acesso aos serviços do SUS e qualificar o atendimento à pessoa com deficiência física.

Nesse contexto, a UNA-SUS-UFMA oferta seis capacitações que abrangem temáticas como lesão medular, amputação e processo de concessão de meios auxiliares de locomoção (muletas, bengalas e as cadeiras de rodas) e produtos ortopédicos (coletes, próteses, órteses). 

Os cursos são gratuitos, na modalidade a distância e com início imediato. O público-alvo são profissionais que atuam no SUS envolvidos no cuidado à pessoa com deficiência, além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados na temática.

Ao concluir a capacitação, o estudante terá direito a um certificado gratuito e validado pela UFMA. As inscrições podem ser realizadas no site unasus.ufma.br.

Veja todas as oportunidades:

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 11/10/2022