Notícias

Inscrições para capacitação profissional na saúde com o tema “Caderneta da Criança” terminam em 31 de outubro

Com total de 30 horas-aula, o conteúdo é disponibilizado em formato EaD

Profissionais da saúde de nível médio e superior que atuam na Atenção Primária à Saúde têm até o dia 31 de outubro para fazer inscrição no curso "Caderneta da Criança: Instrumento intersetorial para promoção da atenção integral à saúde da criança". Desde o seu lançamento, em 22 de fevereiro deste ano, o curso obteve grande procura. Atualmente, a oferta possui cerca de 25 mil matrículas no ambiente virtual de aprendizagem – o Saite AVA. O curso é gratuito, 100% online e tem início imediato. As inscrições podem ser realizadas no site da UNASUS/UFMA.

Com carga horária de 30 horas, os participantes conhecem mais sobre o importante instrumento de registro de informações para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança nas consultas de rotina. A utilização da caderneta favorece o diálogo entre profissionais da saúde, assistência social, educação e famílias, auxiliando o processo de trabalho das equipes para a promoção da atenção integral à saúde da criança na Atenção Primária à Saúde.

A oferta educacional é gratuita e foi planejada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), em parceria com Universidade Federal do Maranhão. O conteúdo está disponível na plataforma UNA-SUS. O certificado é gratuito e validado pela UFMA.

REGISTRO DE SAÚDE NA INFÂNCIA – No Sistema Único de Saúde (SUS) os médicos podem acompanhar o crescimento e o desenvolvimento infantil por meio da Caderneta da Criança, que traz informações e orientações para ajudar a cuidar melhor da saúde dos pequenos até os nove anos. O documento é um direito da família e único para cada criança e é entregue gratuitamente aos pais no nascimento do bebê. A partir dos 10 anos, a caderneta a ser utilizada é da Saúde do Adolescente.

O documento é dividido em duas partes. A primeira apresenta os direitos infantis e dos pais, orientações sobre o registro de nascimento, amamentação e alimentação saudável, vacinação, crescimento e desenvolvimento, sinais de perigo de doenças graves, prevenção de acidentes e violências, entre outros. A segunda parte é destinada aos profissionais de saúde, com espaço para registro de informações importantes relacionadas à saúde da criança. A caderneta também contém os gráficos de crescimento e tabelas para registros das vacinas aplicadas.

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 13/10/2022