Notícias

Inscrições prorrogadas para capacitação profissional na saúde com o tema “Atenção à saúde das mulheres com deficiência”

O curso da UNA-SUS-UFMA é gratuito, online e tem início imediato. As matrículas podem ser realizadas até 30 de março de 2023

Com o objetivo de qualificar o cuidado direcionado à população feminina PcD com foco na promoção do bem-estar, reabilitação, saúde mental, sexual e reprodutiva, e no manejo clínico dos problemas mais comuns enfrentados por esse público, a UNA-SUS/UFMA prorroga as inscrições para o curso “Atenção à saúde das mulheres com deficiência”. As matrículas podem ser realizadas até 30 de março de 2023. A capacitação é ofertada online e com início imediato.

Segundo o IBGE 2019, o Brasil tem 17,3 milhões de pessoas de 2 anos ou mais de idade com deficiência em pelo menos uma de suas funções. Os dados mostram que o número de mulheres com algum tipo de deficiência supera o de homens, sendo 10,5 milhões (9,9%) frente a 6,7 milhões (6,9%), respectivamente.

Público-alvo – A capacitação é gratuita, ofertada na modalidade a distância e com metodologia autoinstrucional (sem a mediação de tutores). O público-alvo são profissionais que atuam no SUS envolvidos no cuidado à pessoa com deficiência, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados na temática abordada.

Com carga horária de 30 horas, a oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador, que conta também com versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o estudante terá acesso a diversos suportes educacionais, tais como: material em PDF, e-book, infográfico, game e questionário. O certificado é gratuito e validado pela UFMA.

Temáticas – O curso apresenta conteúdos com foco na saúde das mulheres com deficiência e/ou com mobilidade reduzida, abordando temas como: Marcos históricos e epidemiologia da deficiência em mulheres; Acessibilidade; Violência contra mulheres; Atenção integral à saúde; Saúde sexual, saúde reprodutiva e saúde mental; e Manejo clínico de problemas mais comuns enfrentados pelas mulheres com deficiência e/ou com mobilidade reduzida.

A oferta educacional é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da UNA-SUS/UFMA e Ministério da Saúde - por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/MS). 


Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 18/10/2022