Notícias

Cuidado em situações frequentes de dor é tema de novo curso da UNA-SUS/UFMA

A oferta está disponível em um ambiente virtual com recursos de acessibilidade, que pode ser acessado também em dispositivos móveis

A dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável, que pode ser decorrente de lesão tecidual ou lesões potenciais. Sendo uma das demandas espontâneas mais comuns na Atenção Primária à Saúde, é fundamental que os profissionais estejam capacitados para atender adequadamente as pessoas que apresentam esse tipo de queixa, entendendo a fisiologia e o manejo da dor, além de utilizar tecnologias que possam auxiliar e otimizar a abordagem clínica para esses agravos.  

Com o objetivo de contribuir na qualidade da assistência e no fluxo de trabalho das equipes de saúde, a UNA-SUS/UFMA abre inscrições para o curso Cuidado em situações frequentes de dor. As matrículas podem ser realizadas AQUI e ficam disponíveis até 27 de abril de 2023. O curso tem início imediato.

A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA). 

Público-alvo 

A capacitação enfoca os protocolos de cuidados, os critérios para encaminhamentos a outros níveis de atenção e os processos de identificação dos diferentes tipos de dor, assim como auxilia as equipes de saúde a realizarem o atendimento adequado diante de toda a complexidade relacionada a essas ocorrências.  

Durante a jornada de aprendizagem, o estudante terá acesso a diversos suportes educacionais, como: podcast, vídeo, e-books, infográficos, material em PDF e questionário. Como público-alvo da capacitação estão profissionais de saúde e gestores que atuam na APS, além de técnicos, acadêmicos e demais interessados na capacitação. 

Temáticas abordadas

Com carga horária de 30 horas, ofertado na modalidade a distância e sem a mediação de tutores, o curso aborda temas como: avaliação de risco e vulnerabilidades; identificação da relação com o trabalho e medidas de promoção e prevenção das situações frequentes de dor; conceitos, diagnóstico e tratamento das crises agudas de cefaleia; conceito, diagnóstico e tratamento da dor abdominal; conceito, diagnóstico e tratamento das otites; causas, diagnóstico e tratamento das faringites; causas, diagnóstico e tratamento da dor lombar; causas, diagnóstico e tratamento nos casos de dor torácica.

Certificação

O aluno poderá emitir a sua certificação após concluir todas as etapas e tarefas presentes na sala virtual e obter nota final maior ou igual a 70.0 (setenta). Para mais informações sobre as estratégias avaliativas do curso, visite a página de apresentação da capacitação no ambiente virtual de aprendizagem, o SAITE AVA. 

O certificado é gratuito e emitido pela Universidade Federal do Maranhão - Instituição integrante da Rede UNA-SUS. 



Texto: Núcleo de Comunicação e Design da UNA-SUS/UFMA

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 01/11/2022