DTED-UFMA lança o curso “Itinerário das pessoas com doenças raras” on-line, gratuito e com carga horária de 30h

As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de abril de 2023 no saiteava.org

Estão abertas as matrículas para o curso “Itinerário das pessoas com doenças raras”, ofertado pela Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED-UFMA) em parceria com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH). A oferta educacional é on-line, gratuita, certificada e tem início imediato. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 27 de abril de 2023 na plataforma saiteava.org.

Com carga horária de 30 horas,  através deste curso será possível compreender o percurso em busca de diagnóstico e tratamento vivenciado por pessoas com condições raras de saúde, estratégias de cuidado integrado entre equipes multidisciplinares e a história das doenças raras. Além disso, a capacitação aborda o fluxo de atendimento direcionado às pessoas com doenças raras, as diretrizes para a redução do itinerário terapêutico, comum a essa coletividade, e dos seus direitos.

Durante a experiência de ensino-aprendizagem, o participante terá acesso a diversos suportes educacionais, como: infográficos, material em PDF, recurso multimídia e e-books, podendo emitir a sua certificação caso obtenha nota final maior ou igual a 70.0 (setenta). O certificado é gratuito e emitido pela UFMA.

Público-alvo:  pessoas com doenças raras, cuidadores, familiares, profissionais de saúde que atuam na reabilitação das pessoas com doenças raras, como: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas na capacitação.

Saiba mais

O curso “Itinerário das pessoas com doenças raras” faz parte do Programa de Aperfeiçoamento “Capacitação e Informação em Doenças Raras”. Atualmente, o Programa conta com mais três módulos disponíveis ao público: Políticas públicas para pessoas com doenças raras; Empoderamento das pessoas com doenças raras Doenças raras: aspectos históricos, sociais e biológicos.

Ao todo, o Programa é composto de seis cursos on-line, gratuitos e autoinstrucionais (sem a mediação de tutores). O cursista poderá obter o certificado integral com carga horária de 180 horas assim que todos os módulos estiverem disponíveis para inscrições e forem cursados no ambiente virtual de aprendizagem SAITE AVA.

DTED/UFMA

A Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) é o setor responsável pela gestão da modalidade Educação a Distância na UFMA e reúne os programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).

Data de Publicação: 10/11/2022