NOVA ONDA COVID: UNA-SUS/UFMA destaca alerta epidemiológico e reforça inscrições no curso “Reabilitação do paciente com condições pós-covid”

Capacitação profissional segue com matrículas abertas até 10 de janeiro de 2023

Aumento nos casos de covid no Brasil. Nos últimos meses, o Brasil voltou a registrar alta nos casos de covid-19. Segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, o crescimento chega a 262,2% só nas últimas duas semanas. Isso trouxe um alerta a toda a comunidade médica e estados em busca de maneiras de frear a contaminação e, consequentemente, preparar o quadro de profissionais para possíveis agravamentos da doença.

Com o descobrimento da nova subvariante da Ômicron, denominada de ômicron BQ1, identificada em testes genéticos em São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas e Espirito Santo, fortaleceu ainda mais o alerta.

Reforço na reabilitação. A UNA-SUS/UFMA entra como uma forte aliada dos profissionais na Atenção Primária à Saúde (APS). Dentre as mais de 30 capacitações disponíveis, estão abertas as matrículas para o curso: Reabilitação do paciente com condições pós-covid.

“Mesmo após a recuperação, diversas pessoas afetadas pela covid-19, em casos moderados a graves, continuam a sofrer de sintomas residuais, alguns com sequelas de duração indeterminada que requerem intervenções específicas”, aponta a coordenadora da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

A capacitação é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias da Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS(UNA-SUS) e Grupo Saite (CNPq/UFMA).

Inscreva-se. Com carga horária de 45h, o curso Reabilitação do paciente com condições pós-covid da UNA-SUS/UFMA está com matrículas abertas até o dia 10 de janeiro de 2023. O curso é on-line, gratuito e com início imediato. O certificado é gratuito e validado pela UFMA.

Podem se inscrever, profissionais de nível superior que atuam no processo de reabilitação nas esferas hospitalar, ambulatorial e domiciliar: médicos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais, profissionais das equipes da APS, entre outros.

Com a qualificação, o profissional, além de entender as consequências e os impactos sobre a saúde dos indivíduos afetados, passa a reconhecer estratégias de reabilitação e orientações quanto às necessidades de intervenção aos usuários do Sistema Único de Saúde.

Data de Publicação: 22/11/2022