Notícias

Na semana de combate ao câncer infanto-juvenil, UNA-SUS/UFMA alerta sobre a importância do cuidado nas primeiras fases da vida

Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura aumentam em 84%. A caderneta da criança entra como forte aliado no monitoramento da saúde no desenvolvimento da criança

O dia nacional de combate ao câncer infanto-juvenil foi instituído por lei em 2008, desde então, o dia 23 de novembro ficou marcado para lembrar a importância do acompanhando da saúde desde o início da infância. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer(INCA) projetava que em 2022 o número de casos chegaria a 8.460.  A doença já representa a primeira causa de óbitos por doenças em crianças e adolescentes no país. 

O INCA também reforça que as chances da criança se ver livre da doença só aumentam quando o diagnóstico ocorre em fases iniciais, as chances de cura aumentam em cerca de 84% e o pequeno consegue viver uma vida plena com qualidade de vida. “Acompanhar o crescimento e o desenvolvimento da criança em diversas esferas é um bom indiciativo para descoberta de possíveis doenças precocemente”, destaca o Instituto.

Nesse contexto, a UNA-SUS/UFMA entra como forte aliado na promoção de cursos de qualificação multiprofissional na Atenção Primária à Saúde. Entre os cursos disponíveis na plataforma, destaca-se a capacitação “Caderneta da Criança: instrumento intersetorial para a promoção da atenção à saúde da criança”, que traz a formação de diversos profissionais da saúde, assistência social e educação e família no auxílio do processo de trabalho das equipes para a promoção da atenção à saúde da criança. O curso é um instrumento de vigilância ao bem-estar para a organização do cuidado infantil. 

Com carga horária de 30 horas, as matrículas foram prorrogadas até o dia 10 de janeiro no unasus.ufma.br. A capacitação tem como público-alvo profissionais de nível médio e superior, inseridos na Atenção Primária à Saúde, e demais interessados na temática. O curso é on-line, ofertado na modalidade a distância com metodologia autoinstrucional, com certificado gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA.

“A promoção da saúde da criança e ações de prevenção mostram o nosso compromisso em prover qualidade de vida a elas desde os primeiros anos. Isso vai além de redução de mortalidade, é pensar em crianças mais saudáveis e preparadas para se desenvolver como ser humanos” comenta Ana Emília Figueiredo de Oliveira, coordenadora na UNA-SUS/ UFMA. 

O curso é uma parceria entre o Diretório de Tecnologias da Educação(DTED/UFMA), por meio da Universidade Aberta do Sus da Universidade Federal do Maranhão(UNA-SUS/UFMA), com o Ministério da Saúde em conjunto com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde(SAPS). 


Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 24/11/2022