UNA-SUS/UFMA ultrapassa a marca de um milhão de matrículas distribuídas em 98% do território nacional

O levantamento corresponde ao período de 2010 – 2021 e é resultado da dedicação e reconhecida competência da equipe, aliado a gestão inovadora e dinâmica do reitor Natalino Salgado

O aprimoramento de ferramentas tecnológicas e a busca constante por inovação têm levado a UNA-SUS/UFMA a conquistar dados expressivos no cenário educacional. Hoje, esse Programa Governamental vinculado a Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA) ultrapassa um milhão de matrículas efetuadas, dado que certifica a qualidade de suas atividades no cenário nacional.

O levantamento, realizado entre 2010 e 2021, contabiliza mais de 1.033.524 matrículas realizadas nos cursos da UNA-SUS/UFMA, número que continua subindo diariamente e acentuando-se a cada nova oferta. E somente no quarto trimestre tem-se a previsão de 13 novos lançamentos em áreas temáticas diversas.

Segundo a diretora da DTED/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, esse registro é resultado do compromisso de toda a equipe ao longo de mais de uma década de atividades do projeto.

“Alcançar mais de um milhão de matrículas nos cursos da UNASUS/UFMA é bastante expressivo em termos nacionais e internacionais; resultado de um trabalho sério e incansável de uma equipe que trabalha com muita dedicação, harmonia e compromisso, sempre buscando inovar e dar o seu melhor”, frisou Ana Emília.

Com foco na democratização do conhecimento, a UNA-SUS/UFMA foi implantada na primeira gestão do reitor Natalino Salgado. Na gestão atual, no entanto, o apoio do reitor foi ainda mais significativo: 45% das matrículas nos cursos é resultado do incansável apoio, visão e incentivo do professor Salgado.

“Destacamos aqui, o apoio do reitor Natalino Salgado, entusiasta da UNASUS desde a implantação na UFMA em sua primeira gestão, o que tem sido fundamental para esse crescimento. O resultado do pioneirismo da UNASUS/UFMA em várias frentes, como o trabalho com dispositivos móveis, biblioteca virtual para acesso off-line e temáticas de vanguarda com os Programas do Ministério da Saúde, se traduz hoje no maior número de matrículas e cursos dentre as 36 universidades federais da Rede UNASUS”, declarou a diretora da DTED.

Presente em 98% do território nacional com projetos inovadores – um total de 5.506 municípios –, a UNASUS/UFMA é reconhecida pela qualidade de seus Cursos e Plataformas, quantidade de produção científica e pelas inovações tecnológicas e pedagógicas. “O robusto suporte pedagógico proporcionou, ainda, a produção de 64 registros no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI/BR, todos em nome da Universidade Federal do Maranhão. Vale ressaltar que, 30 desses registros foram efetuados na gestão atual do professor Natalino”, pontuou Ana Emilia.

De acordo com o reitor Natalino Salgado, o protagonismo da UNA-SUS/UFMA é reflexo da mobilização e expertise dos profissionais da DTED.

“A tônica da nossa gestão tem sido a modernização de processos e inovação. Nesse contexto, a DTED tem conseguido destaque na criação de alternativas de qualificação para minimizar o impacto negativo sobre o ensino, sobretudo, nesse cenário pandêmico. A excelência do trabalho é ilustrada nesse grande número de matrículas, no qual a promoção de um serviço de qualidade da educação e o fortalecimento das tecnologias na EaD tem registrado impacto social positivo no desenvolvimento do estado”, afirmou o reitor.

Data de Publicação: 27/09/2021