Notícias

Dia da Acessibilidade: UNA-SUS/UFMA celebra a data e reafirma o compromisso com a acessibilidade na saúde pública

Além de estimular o respeito e garantia de direitos às pessoas com deficiência, a UNA-SUS/UFMA promove diversos cursos para preparar profissionais espalhados pelo país no atendimento e acolhimento desse público.

Para discutir a importância da acessibilidade, ou a falta dela, é que hoje, 5 de dezembro, o Brasil celebra o dia da acessibilidade. O objetivo é alertar a sociedade e o poder público sobre um direito de todos, independente da condição física, sensorial ou intelectual. No último censo demográfico, mais de 45,6 milhões de pessoas declararam ter pelo menos um tipo de deficiência. Mesmo esse número representando 24% da população brasileira, estas pessoas ainda não vivem em uma sociedade adaptada.

A acessibilidade implica pensar que se trata da remoção de barreiras arquitetônicas, comunicacionais, metodológicas, instrumentais, pragmáticas e atitudinais. Resumindo, trata-se de um atributo que garante a melhoria da qualidade de vida para todas as pessoas, com deficiência ou sem.

Portanto, a promoção da acessibilidade requer a identificação e eliminação de diversos tipos de barreiras que impedem os seres humanos de realizarem atividades e exercerem funções na sociedade, em condições semelhantes aos demais indivíduos.

Acessibilidade e UNA-SUS/UFMA

O ambiente virtual de aprendizagem da UNA-SUS/UFMA – o SAITE AVA – apresenta modernos recursos interativos, inclusivos e acessíveis aos alunos. A plataforma desponta como uma ferramenta que se preocupa e busca cada vez mais com uma sociedade digital inclusiva, que implicam na inclusão de libras, no alto contraste, nas legendas e audiodescrição de imagens.

Dentro do catálogo de cursos, há ofertas disponíveis para aos mais diversos profissionais. “Com uma capacitação de qualidade, o profissional estará pronto para atender qualquer público sem restrições”, frisa a coordenadora-geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

Abaixo, alguns dos cursos disponíveis no AVA:

  • Atenção à Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência;
  • Comunicação Efetiva com a Pessoa com Deficiência Auditiva e Surda na atenção Primária;
  • Atenção à Saúde das Mulheres com Deficiência;
  • Atenção à Pessoa com Paralisia Cerebral;
  • Atenção à Pessoa Idosa com Deficiência;
  • Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo;
  • Atenção à Pessoa com Síndrome de Down;
  • Acessibilidade nas delegacias brasileiras e atendimento às mulheres e meninas com deficiências e doenças raras.

Por meio dos mais de 40 cursos disponibilizados, a UNA-SUS/UFMA contribui para a promoção do respeito à pessoa com deficiência, com um atendimento mais atencioso e capacitado dentro das unidades de saúde para que a pessoa se sinta acolhida do início ao fim do atendimento.

"Não só na saúde, mas que pessoas com deficiência tenham pleno acesso ao trabalho, educação, cultura, comunicação e várias outras vertentes; o que possibilita uma vida independente com participação plena. Como profissional de saúde você pode contribuir com o cuidado e a capacitação para o bom atendimento a esse público tão diverso", ressalta Oliveira.

Para informações sobre esses e outros cursos disponíveis, acesse unasus.ufma.br.

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 05/12/2022