Ministério da Saúde destaca três cursos da UNA-SUS/UFMA para profissionais que atuam na recuperação da comunicação de pacientes

Capacitações são gratuitas e já possuem mais de 21 mil profissionais habilitados

O Ministério da Saúde oferece três cursos de capacitação gratuitos para profissionais de saúde, em especial os fonoaudiólogos, que atuam na recuperação da comunicação de pacientes.

As ofertas educacionais, que somadas já capacitaram 21.883 profissionais, estão disponíveis no ambiente virtual de Aprendizagem – SAITE AVA – da UNA-SUS/UFMA e os interessados devem ficar atentos ao período de inscrição de cada capacitação. Veja abaixo a relação dos cursos ofertados:

Com carga horária de 180 horas, a oferta educacional propõe novas perspectivas para a identificação das diversas possibilidades de comunicação que uma pessoa com deficiência auditiva ou surda pode ter. Os alunos serão capazes de reconhecer algumas das estratégias de cuidado da Atenção Primária à Saúde (APS). As matrículas poderão ser realizadas até 31 de janeiro de 2023.

O curso, que está com inscrições abertas até 30 de março de 2023, tem carga horária de 30 horas. A habilitação aborda as ações de atenção à saúde das pessoas que sofreram Acidente Vascular Encefálico (AVE) e estão na rede de cuidados à pessoa com deficiência e na reabilitação relacionada às condições do AVE, a fim de subsidiar o acolhimento e a intervenção adequada desses pacientes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Os alunos dessa capacitação terão acesso ao conjunto de ações que contribuem para o desenvolvimento na habilitação e reabilitação das funções da pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) para a efetiva inclusão. Com carga horária de 30 horas, o curso segue com as inscrições abertas até 30 de março de 2023.

Publicado originalmente em 8/12/2022 no site do Ministério da Saúde.

Data de Publicação: 13/12/2022