Notícias

UNA-SUS/ UFMA reforça inscrição para curso que aborda a reabilitação de pacientes pós-covid

O curso visa qualificar profissionais na atuação com pacientes que apresentam condições clínicas após a infecção. As inscrições foram prorrogadas até o dia 10 de janeiro de 2023

Com o alerta sobre os novos casos e infecções, é importante estar atento a como estes pacientes reagem ao vírus. Embora a campanha de vacinação nacional continue ativamente, alguns pacientes apresentam sequelas pós-recuperação. Dados recentes apontados pelo Ministério da Saúde mostram que o Brasil teve mais de 53 mil novas pessoas infectadas pela Covid-19 nas últimas semanas. 

Com o intuito de preparar os profissionais da saúde quanto aos cuidados desses pacientes, a UNA-SUS/UFMA prorroga as matrículas até o dia 10 de janeiro de 2023 para o curso Reabilitação do paciente com condições pós-covid. A oferta educacional é on-line, gratuita e com início imediato. 

Com carga horária de 45h, a capacitação foca no reconhecimento e aplicação de estratégias de reabilitação aos pacientes recuperados do coronavírus, mas que continuam sofrendo com sintomas residuais ou novos problemas de saúde em decorrência da doença. 

“Em diversos casos, a manifestação dessas sequelas pode se apresentar por meio de sintomas respiratórios, musculoesqueléticos, digestivos e até neurológicos. Assim, a perspectiva dessa capacitação é oportunizar o conhecimento especializado a todos os profissionais de saúde do país e, consequentemente, atendimento eficaz e humanizado à saúde do paciente”, afirma a coordenadora da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.  

Entre os temas abordados, destacam-se: Reabilitação neurofuncional, cardiorrespiratória e Reabilitação das funções mentais, cognitivas e psicológicas após quadro e Covid-19. O certificado é gratuito e validado pela UFMA.

Quem pode se inscrever?

Profissionais de nível superior que atuam no processo de reabilitação nas esferas hospitalar, ambulatorial e domiciliar: médicos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais, profissionais das equipes da APS, entre outros.

A capacitação é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 16/12/2022