Atenção à Pessoa Idosa com Deficiência é tema de novo curso da UNA-SUS/UFMA

Nesse curso, o estudante poderá acessar recurso multimídia, e-books, infográficos e apresentação interativa, Game Quiz, material em PDF e questionário

Compreender as orientações em saúde relacionadas ao cuidado à pessoa idosa com deficiência, com destaque para os serviços prestados na Rede de Atenção à Saúde voltados para essa população e o papel da Atenção Básica nesse processo é o objetivo central do curso “Atenção à Pessoa Idosa com Deficiência”. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas AQUI.

A capacitação é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA), e Ministério da Saúde - por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência -, do Departamento de Atenção Especializada e Temática e da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.

Com carga horária de 60 horas e início imediato, a capacitação é gratuita e autoinstrucional. O público-alvo são profissionais que atuam no SUS, envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas.

A oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras) e, também, com versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos objetos educacionais e estratégias de avaliação, tais como: recurso multimídia, e-books, infográficos e apresentação interativa, Game Quiz, material em PDF e questionário.

CERTIFICAÇÃO

O aluno poderá emitir a sua certificação caso obtenha nota final maior ou igual a 70.0 (setenta) após o somatório de todas as atividades avaliativas disponíveis no “mapa de recursos”. Também, deverá concluir o Questionário de Avaliação do Curso, responder à situação-problema (pré e pós-teste) e navegar em todos os recursos educacionais disponíveis no AVA.

O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela Universidade Federal do Maranhão.

TEMÁTICAS ABORDADAS

A capacitação permitirá que o estudante atenda a população acima dos 60 anos de forma especializada, levando em consideração as necessidades desses usuários com enfoque na reabilitação funcional dos pacientes inseridos nesse contexto. Dessa forma, o curso apresenta os seguintes conteúdos: Transição demográfica e epidemiológica no Brasil e a prevalência de doenças crônicas não transmissíveis; Plano Terapêutico Singular e a reabilitação da funcionalidade da pessoa idosa. Avaliação multidimensional da pessoa idosa nos seus aspectos clínico, psicossocial e funcional; Projeto terapêutico singular/plano de cuidados na reabilitação da pessoa idosa com deficiência; Síndromes geriátricas e a reabilitação da pessoa idosa com comprometimento funcional; Tecnologias assistivas na reabilitação funcional da pessoa idosa com deficiência; Reabilitação da pessoa idosa com deficiência nos diferentes pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde, tais como Atenção Primária à Saúde, Atenção Ambulatorial Especializada, Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Atenção Hospitalar e de Urgência/Emergência), Atenção Domiciliar.

Texto: Núcleo de Comunicação e Design da UNA-SUS/UFMA

Data de Publicação: 30/09/2021