CIF: UNA-SUS/UFMA aborda a Classificação Internacional de Funcionalidades em curso sobre as estratégias de reabilitação da pessoa com deficiência

O curso Incorporação da Funcionalidade no Processo de Avaliação e Cuidado em Saúde da Pessoa com Deficiência está com inscrições abertas até 27 de abril de 2023.

Com o objetivo de auxiliar as equipes de saúde no processo de atendimento e nas estratégias de reabilitação direcionadas às pessoas com deficiência a partir de uma perspectiva biopsicossocial, o curso Incorporação da Funcionalidade no Processo de Avaliação e Cuidado em Saúde da Pessoa com Deficiência da UNA-SUS/UFMA é um forte aliado para que profissionais entendam os modelos de compreensão da funcionalidade baseados na classificação internacional - CIF, bem como seus marcos históricos, conceituais e suas aplicações e competências.

A CIF é um sistema de classificação que descreve a funcionalidade e incapacidade relacionada às condições de saúde, refletindo uma abordagem que muda o foco das consequências da doença para destacar também a funcionalidade como um componente da saúde.

A classificação propõe um olhar sobre o fenômeno da funcionalidade e incapacidade mais abrangente, não se limitando apenas ao olhar da doença, introduzindo um modelo de entendimento da funcionalidade, modelo esse mais dinâmico e compatível com a complexidade do conceito de saúde atual.

“É uma ferramenta capaz de fornecer uma linguagem comum para descrição dos fenômenos relacionados aos estados de saúde. Contando com uma perspectiva universal e unificada, já que é um documento oficial da OMS, é o modelo mais abrangente para a abordagem e documentação dos fenômenos de funcionalidade e incapacidade na população”, de acordo com o material didático do curso.

Entre os vários assuntos abordados, destacam-se os diferentes métodos de compreensão da funcionalidade, aplicação do modelo da CIF no processo de avaliação e construção do Projeto Terapêutico Singular (PTS) e a funcionalidade para a qualificação do cuidado na Rede de Atenção à Saúde (RAS) e Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RPCD).

“A oferta educacional é uma excelente oportunidade para profissionais da saúde que atuam em serviços de reabilitação à pessoa com deficiência agregarem muito mais conhecimento técnico a sua profissão”, destaca a coordenadora-geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

O curso faz parte do Programa de capacitação em atenção à pessoa com deficiência III, que possui 08 módulos com cargas horárias independentes. Ao concluí-lo, você poderá incorporar outros cursos ao seu currículo e finalizar com carga horária total de até 270 horas.

Qual o público-alvo?

Profissionais que atuam no SUS, envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, como: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, cirurgiões-dentistas e gestores dos serviços de reabilitação; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas na capacitação.

As inscrições podem ser efetuadas até o dia 27 de abril de 2023 no site unasus.ufma.br. A oferta educacional é on-line, gratuita, certificada e o início das aulas é imediato.

A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/DAET/SAES/MS) e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).

Data de Publicação: 20/12/2022