Notícias

UFMA e RNP ofertam três cursos gratuitos para capacitar profissionais na área de saúde digital

As ofertam compõe a primeira etapa do Programa de Atualização Profissional em Saúde Digital

Trabalhadores e profissionais de saúde de todo o Brasil terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos em saúde digital. A RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, oferta três cursos no formato autoinstrucional, que fazem parte da etapa I do Programa de Atualização Profissional em Saúde Digital.

As capacitações estão disponíveis na plataforma saiteava.org, coordenada pela Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), e conta com as seguintes temáticas:

Curso I: Competências básicas para a Saúde Digital, inscrições até 30/12/22.

Por meio do curso, será possível conhecer o conceito de saúde digital e seus fundamentos, identificando aplicações em saúde digital, reconhecendo oportunidades e desafios do setor de saúde em relação ao uso das tecnologias digitais e ampliando os conhecimentos sobre as premissas da estratégia de saúde digital 2020-2028 do Ministério da Saúde, além de novas práticas, habilidades e atitudes profissionais necessárias na transformação digital.

Curso II: Fundamentos para a Saúde Digital, inscrições até 25/04/23.

Ao longo deste curso, serão retomados e aprofundados aspectos importantes discutidos no Curso I, relacionados ao processo de ensino e aprendizagem por meio digital, literacia digital, ética e bioética em saúde digital.

Para uma melhor compreensão da viabilidade da sustentabilidade digital, será abordada uma contextualização política na área da saúde, das políticas específicas na área de Saúde Digital e as fontes de recursos para a transformação digital, bem como serão apresentadas diferentes aplicações digitais em saúde e a forma como se inserem em nosso cotidiano.

Curso III: Aplicações para a Saúde Digital, inscrições até 25/04/23.

Ao longo deste curso, serão retomados e aprofundados aspectos importantes discutidos nos Cursos I e II, relacionados ao processo de ensino e aprendizagem por meio digital, cidadania digital em saúde, conceitos de telessaúde, segurança, direito e bioética digital, comportamento e inteligência emocional digital, sustentabilidade digital, dentre outros.

Na primeira etapa do Programa, de forma ampla, o público-alvo são todos os trabalhadores e profissionais da saúde interessados em aprimorar suas competências em saúde digital. Esta etapa conta com carga horária de 90 horas distribuídas nos três módulos acima, com duração total máxima de três meses para a realização de atividades assíncronas, exercícios complementares e avaliação. Todas as atividades serão realizadas online em ambiente autoinstrucional.

Os 250 candidatos mais bem classificados estarão aptos a realizar a etapa 2, com carga horária de 90 horas distribuídas em três módulos, com duração máxima de três meses e acompanhamento de tutores para a realização de atividades assíncronas, exercícios complementares e avaliação.

Sobre o Programa

Com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a proposta da RNP é oferecer, na modalidade de Ensino a Distância (EaD), um programa gratuito de atualização, que qualifique trabalhadores e profissionais da saúde para atuarem com mais eficácia na prática digital da saúde, usando recursos de tecnologia, como o teleatendimento e o prontuário eletrônico, em suas rotinas de trabalho.

Um dos pré-requisitos para participar do programa é estar cursando o último ano ou ter concluído o ensino técnico, ou o superior, e estar atuando profissionalmente na área de saúde. Os interessados devem acessar a página do Programa, ler o edital na íntegra e fazer a sua inscrição.

O programa tem carga horária total de 180 horas, dividido em duas etapas. Os inscritos devem ter um computador com acesso à internet para fazer as atividades e os exercícios. Além disso, o cursista será responsável por administrar o próprio cronograma de estudos.

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 21/12/2022