Maioria dos cursos da UNA-SUS-UFMA alcançou 10 mil inscritos no ambiente virtual de aprendizagem

Atualmente, são mais de 40 capacitações com inscrições abertas no saiteava.org.

A Universidade Federal do Maranhão - instituição integrante da Rede UNA-SUS, vem liderando o ranking na formação de multiplicadores na saúde. Atualmente, mais de 50% dos cursos da UNA-SUS-UFMA alcançaram a meta de 10 mil inscritos nas ofertas disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem.

O Sistema UNA-SUS é coordenado pelo Ministério da Saúde e conta com 36 instituições de ensino superior renomadas, que oferecem cursos a distância gratuitamente. Hoje, a UNA-SUS-UFMA é líder em lançamentos educacionais, disponibilizando mais de 40 capacitações com inscrições abertas em todo o país.

Os cursos de maior adesão, são os que compõem o Programa de capacitação em Atenção à pessoa com deficiência, com 152.392 e o Programa de Saúde bucal, com mais de 100 mil matriculados em todo o país.

Na Universidade, a UNA-SUS faz parte das ações da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED) com foco na democratização do conhecimento, promovendo institucionalmente o desenvolvimento e a implantação de políticas e projetos relacionadas ao ensino EaD.

“Procedimentos menos invasivos, novas práticas e técnicas refletem em benefícios para a população e podem ser ofertados por meio de capacitações específicas da área. Dessa maneira, nossas ofertas oportunizam a difusão do conhecimento no atendimento mais humanizado e completo, com atenção especial aos serviços do Sistema Único de Saúde”, ressalta a diretora da DTED e coordenadora-geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

As capacitações têm metodologia autoinstrucional, ou seja, sem a mediação de tutores, têm início imediato e cabem nas mais diversas rotinas e agendas de estudo. Os cursos possuem enfoque prático, baseado na rotina dos profissionais e em suas reais necessidades, além de serem ofertados continuamente — 2 a 3 lançamentos por mês.

O ambiente virtual de aprendizagem – saiteava – apresenta modernos recursos interativos, inclusivos e acessíveis aos alunos, como mapa de recursos educacionais, além das melhorias de acessibilidade, que implicam na inclusão de libras, no alto contraste, nas legendas e audiodescrição de imagens.

Segundo a coordenadora, as capacitações aprofundam os conhecimentos dos profissionais do SUS e também auxiliam a população. “Diversidade de conteúdo não é problema para quem quer se aprofundar sobre temas relacionados à saúde ou busca melhor qualificação na área. As ofertas educacionais da UNA-SUS-UFMA estão de acordo com as necessidades da população e apresentam soluções para questões de saúde pública”, completou Oliveira.

Data de Publicação: 23/12/2022