UNA-SUS/UFMA oferta capacitações profissionais em saúde com inscrições abertas até 2023

Os cursos abordam temas como saúde bucal, reabilitação visual, epilepsia, intoxicação, queimaduras, lesão medular, DCNT, entre outros.

Coordenado pelo Ministério da Saúde, o Sistema UNA-SUS é formado por 36 instituições de ensino superior renomadas que oferecem cursos a distância gratuitamente. Entre elas, a UFMA vem liderando o ranking de lançamento de ofertas educacionais, disponibilizando mais de 40 capacitações com inscrições abertas até 2023.

As capacitações abordam temas como saúde bucal, reabilitação visual, epilepsia, intoxicação, queimaduras, lesão medular, DCNT, entre outros. Os cursos são gratuitos, autoinstrucionais, têm início imediato e cabem nas mais diversas rotinas e agendas de estudo. O público-alvo são profissionais de saúde e gestores que atuam na Atenção Primária à Saúde, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas.

Atualmente, mais de 50% dos cursos da UNA-SUS-UFMA alcançaram a meta de 10 mil inscritos nas ofertas disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem. Os cursos de maior adesão, são os que compõem o Programa de capacitação em Atenção à pessoa com deficiência e o Programa de Saúde bucal.

Na Universidade, a UNA-SUS faz parte das ações da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED) com foco na democratização do conhecimento, promovendo institucionalmente o desenvolvimento e a implantação de políticas e projetos relacionadas ao ensino EaD.

“Procedimentos menos invasivos, novas práticas e técnicas refletem em benefícios para a população e podem ser ofertados por meio de capacitações específicas da área. Dessa maneira, nossas ofertas oportunizam a difusão do conhecimento no atendimento mais humanizado e completo, com atenção especial aos serviços do Sistema Único de Saúde”, declara a diretora da DTED e coordenadora-geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

O ambiente virtual de aprendizagem – saiteava – apresenta modernos recursos interativos, inclusivos e acessíveis aos alunos, como mapa de recursos educacionais, além das melhorias de acessibilidade, que implicam na inclusão de libras, no alto contraste, nas legendas e audiodescrição de imagens.

Veja a lista completa de cursos com inscrições abertas da UNA-SUS/UFMA.

Data de Publicação: 27/12/2022