Notícias

Capacitações aprimoram os serviços de Atenção Primária à Saúde

Que a missão da UNA-SUS/UFMA continue em 2023, promovendo a educação, conhecimento e saúde.

O ano de 2022 está chegando ao fim, e a UNA-SUS/UFMA celebra a missão incansável de promover o conhecimento, a troca de experiências e a educação permanente dos profissionais de saúde. Foi na capacitação dos atores envolvidos na Atenção Primária à Saúde (APS) que a instituição dedicou seus esforços, pois, ela é o primeiro nível de atendimento ofertado pelo Sistema Único de Saúde e é caracterizada por um conjunto de ações no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde.

Entretanto, além dos serviços prestados à população, a APS também proporciona capacitação profissional para qualificar suas equipes que lidam diretamente com a população. Atualmente, entre as formações promovidas pela UNA-SUS/UFMA estão:

Atendimento Odontológico em Pacientes com Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT) na Atenção Primária à Saúde (APS)

Este é um Curso de Aperfeiçoamento de 180 horas e composto por 4 módulos de carga horária independente. A certificação pode ocorrer por módulo individual ou pelo Curso de Aperfeiçoamento, uma vez realizados todos os módulos com aproveitamento necessário para certificação. O Programa de Formação atende aos seguintes eixos temáticos: Doenças Respiratórias CrônicasDiabetes, Hipertensão e Doença Renal CrônicaDoenças Cardiovasculares; e Pacientes com Câncer.

Acolhimento com classificação de risco na Atenção Primária à Saúde

É um Programa de 120h e composto por quatro módulos: “Classificação de Risco e Vulnerabilidades na Atenção Primária à Saúde”; “Situações Relacionadas ao Atendimento à Demanda Espontânea na Atenção Primária à Saúde”; “Queixas comuns no atendimento à demanda espontânea e urgências e/ou emergências na Atenção Primária à Saúde – módulos 1 e 2”. 

Gestão em Saúde

Buscando atualizar os conhecimentos e intensificar a eficiência do sistema público, a UNA-SUS/UFMA oferta o Programa de Formação Gestão em Saúde. O Programa, cujos números já alcançaram mais de 50 mil matrículas, possui três cursos: “Organização do SUS”, “Organização da Atenção à Saúde no SUS” e “Mudanças no Financiamento do SUS”. 

Saúde Bucal na Atenção Primária: urgências, doenças transmissíveis, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência

Com carga horária de 270h, o Programa de Formação busca compreender e estruturar os serviços de assistência odontológica e o trabalho da equipe de Atenção Primária em Saúde a partir de diferentes abordagens e situações de atendimento nessa linha de cuidado.

Programa de capacitação em atenção à pessoa com deficiência

Capacitação em Atenção à Pessoa com Deficiência I: Transtornos do espectro do autismo, síndrome de Down, pessoa idosa com deficiência, pessoa amputada e órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção é um Programa de 195h, composto por 5 módulos de carga horária independente.

Programa de capacitação em atenção à pessoa com deficiência II

Capacitação em Atenção à Pessoa com Deficiência II: Mulheres com Deficiência, Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência, Pessoa com Acidente Vascular Encefálico, Pessoa com Traumatismo Cranioencefálico, Pessoa com Paralisia Cerebral, Reabilitação Visual, Triagem Auditiva Neonatal (TAN) e Triagem Ocular Neonatal (TON) é um Programa de Aperfeiçoamento de 210h, composto por 7 módulos de carga horária independente. 

Bônus: Na Universidade, a UNA-SUS faz parte das ações da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED) com foco na democratização do conhecimento, promovendo institucionalmente o desenvolvimento e a implantação de políticas e projetos relacionadas ao ensino EaD.

Assim, a DTED disponibiliza ainda o programa de “Capacitação e Informação em Doenças Raras”, com carga horária de 180h e composto por seis cursos gratuitos com foco no empoderamento e protagonismo das pessoas com Doenças Raras.

Cada curso possui 30 horas-aula e abordam as seguintes temáticas: “Voluntariado no campo das Doenças Raras”, “Famílias raras e mães atípicas: apoio após o diagnóstico”, “Empoderamento das pessoas com doenças raras”; “Políticas públicas para pessoas com doenças raras”; “Doenças Raras: aspectos históricos, sociais e biológicos” e “Itinerário das pessoas com doenças raras”.

Todos os cursos são gratuitos, têm início imediato e ofertados na modalidade a distância. O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA. 


Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 30/12/2022