ÚLTIMOS LANÇAMENTOS: 3 novos cursos na área de Gestão em Saúde, dor crônica e pessoa com deficiência

Os cursos são autoinstrucionais, gratuitos com inscrições abertas até maio de 2023

A UNA-SUS-UFMA é um canal de aprendizagem e capacitação, um espaço de conteúdos especializados voltados aos profissionais da saúde. Com cerca de 40 cursos disponíveis, as capacitações têm metodologia autoinstrucional, ofertadas na modalidade a distância, possuem início imediato e cabem nas mais diversas rotinas e agendas de estudo. Nas últimas semanas, a plataforma disponibilizou três novos cursos nas áreas de Gestão em Saúde, dor crônica e pessoa com deficiência.

As produções da UNA-US/UFMA contam com diversidade de conteúdo, múltiplos recursos educacionais e inclusão digital disponíveis em um ambiente virtual inovador e acessível também nos dispositivos móveis. Conheça as novas oportunidades educacionais abertas para matrículas:

Cuidado em Situações Frequentes de Dor; inscreva-se aqui.

A dor é uma das demandas espontâneas mais comuns na Atenção Primária à Saúde, por isso é imprescindível que profissionais estejam capacitados para atender pacientes com esses tipos de queixas. Neste curso, você aborda temas como: avaliação de risco e vulnerabilidades; identificação da relação com o trabalho e medidas de promoção e prevenção das situações frequentes de dor; conceitos, diagnóstico e tratamento das crises agudas de cefaleia; dor abdominal; otites; faringites; dor lombar; e dor torácica.

Incorporação da Funcionalidade no Processo de Avaliação e Cuidado em Saúde da Pessoa com Deficiência; inscreva-se aqui.

Neste curso, você conhece os diferentes modelos conceituais usados para entender a funcionalidade e incapacidade, essenciais para a elaboração de políticas públicas e para a melhoria na compreensão de dados epidemiológicos acerca da deficiência. Ele tem como objetivo auxiliar as equipes de saúde no atendimento e nas estratégias de reabilitação direcionadas às pessoas com deficiência, a partir de uma perspectiva biopsicossocial. Entre os assuntos abordados, destacam-se os diferentes modelos de compreensão da funcionalidade no processo de assistência à pessoa com deficiência, assim como a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – CIF e seus marcos históricos, conceituais, suas aplicações e potencialidades.

Introdução às ferramentas de Administração Estratégica e de Planejamento para Gestores de Serviços de Reabilitação; inscreva-se aqui.

Esse curso apresenta conceitos, metodologias e ferramentas para a gestão tática e sistêmica de uma organização de saúde, de modo que os conhecimentos desenvolvidos durante a capacitação impactem positivamente a prestação de assistência nos serviços de reabilitação voltados às pessoas com deficiência. Entre os assuntos que o curso aborda, destacam-se os fundamentos da gestão estratégica; vantagem competitiva; formulação e implementação da estratégia; avaliação e controle; análise setorial; fatores críticos do sucesso e análise SWOT; sistemas de gestão estratégica; balance scorecard (BSC) e gestão de indicadores.

As oportunidades educacionais são fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).

Acesse unasus.ufma.br e fique bom dentro de todos os cursos disponíveis. Aproveite!

Data de Publicação: 06/01/2023