Curso disponível na UNA-SUS/UFMA aborda gestão estratégica e análise SWOT dentro dos serviços de gestão em saúde

O curso “Introdução às Ferramentas de Administração Estratégica e de Planejamento para Gestores de Serviços de Reabilitação” está com inscrições abertas até maio de 2023

Lançado no dia 21 de dezembro, o curso “Introdução às Ferramentas de Administração Estratégica e de Planejamento para Gestores de Serviços de Reabilitação” da UNA-SUS/UFMA faz parte de um programa de Capacitação em Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, que possui oito módulos com cargas horárias independentes.

A capacitação apresenta conceitos, metodologias e ferramentas para a gestão tática e sistêmica de uma organização de saúde, além dos principais indicadores do planejamento estratégico para gestores, de modo que os conhecimentos desenvolvidos durante a capacitação impactem positivamente a prestação de assistência nos serviços de reabilitação voltados às pessoas com deficiência no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo material didático do curso, o trabalho administrativo na saúde tem tendências para cenários imprevisíveis. “Nas próximas décadas, o trabalho administrativo na saúde virá com uma infinidade de fatores, mudanças e transformações cheias de incertezas. Isso trará desafios cada vez mais complexos aos gestores que lideram esses setores de reabilitação”, ressalta o documento.

A análise SWOT abordada dentro do curso introdutório em gestão, fará com que o profissional tenha uma percepção maior dessas mudanças dentro do ambiente de trabalho, compreenda seus processos e tenha um olhar cada vez mais crítico da sua gestão, em busca de novas oportunidades e aplicações.

“Eventos e situações dentro e fora da organização competem por atenção, muitas vezes fornecendo informações contraditórias que podem confundir seu diagnóstico perceptivo, visão dos problemas a serem abordados e até circunstâncias a serem enfrentadas”. (Afirmação retirada do material didático)

Falar das dificuldades enfrentadas dentro dos centros de reabilitação do Sistema Único de Saúde é falar de futuro. O profissional estará cada vez mais atento às mudanças que os setores da saúde vêm enfrentando, principalmente agora, quando elas vêm acontecendo com uma velocidade inimaginável. Como resultado, adquirir uma percepção eficaz do ambiente, juntamente com uma consciência dos processos de mudança interna em busca de novas oportunidades e potencial socioeconômico.

Por isso o curso é destinado aos profissionais que atuam no SUS, envolvidos na reabilitação da Pessoa com Deficiência, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, cirurgiões-dentistas e gestores dos serviços de reabilitação; além dos demais profissionais de nível técnico e superior, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas.

A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/DAET/SAES/MS) e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).

Acesse www.unasusufma.ufma.br e se inscreva!

Data de Publicação: 11/01/2023