Lesão medular: compreensão, diagnóstico e tratamento são temas discutidos em curso da UNA-SUS/UFMA

As inscrições para o curso “Atenção à saúde da pessoa com lesão medular” estão abertas até o final de fevereiro de 2023

A lesão medular é o dano na medula espinhal, o cordão cilíndrico de tecido nervoso que se encontra dentro da coluna vertebral. Essa lesão pode resultar em perda de função motora, sensorial e/ou autonômica abaixo do nível da lesão. A gravidade pode variar desde fraqueza leve até paralisia completa. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que ocorram a cada ano no país mais de 10 mil novos casos de lesão medular, sendo o trauma a causa predominante; 80% desse percentual são homens e encontram-se entre 10 e 30 anos.

A UNA-SUS/UFMA, com sua gama de cursos em diversas áreas do conhecimento em saúde, tem disponível o curso “Atenção à saúde da pessoa com lesão medular”, com inscrições abertas até o dia 23 de fevereiro de 2023. A oferta faz parte do Programa de Capacitação em Atenção à Pessoa com Deficiência que possui oito módulos com cargas horárias independentes. O aluno poderá realizar todos os cursos e obter o certificado com carga horária total de 240 horas. Através do curso, o aluno passa a compreender os aspectos inerentes ao diagnóstico e ao tratamento da lesão medular e as particularidades que envolvem os cuidados à saúde da pessoa com lesão medular nos diferentes pontos de atenção da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.

Conhecendo a Rede de Cuidados PCD

Dentro do Sistema Único de Saúde, a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência desenvolve ações de prevenção, identificação precoce de deficiências na fase pré, peri e pós-natal, infância, adolescência e vida adulta, promovendo os cuidados em saúde para a habilitação, reabilitação e a inclusão desse público. A Rede é organizada a partir da atenção primária, especializada em Reabilitação Auditiva, Física, Intelectual, Visual, Ostomia e em Múltiplas Deficiências, e atenção Hospitalar e de Urgência e Emergência.

Dessa maneira, estão dispostos os serviços concentrados nos Centros Especializados em Reabilitação (CER) e Oficinas Ortopédicas, que funcionam como um ponto de atenção ambulatorial especializada em reabilitação. Nele, são realizados diagnósticos e tratamentos de pessoas com deficiência, além de concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência no território.

Os tratamentos para lesão medular incluem:

Cuidados imediatos: no momento da lesão, é importante estabilizar a coluna vertebral e evitar qualquer movimento adicional que possa causar mais danos.

Fisioterapia e reabilitação: visam ajudar a recuperar a força muscular e a mobilidade, bem como aprender a se adaptar às limitações causadas pela lesão.

Cirurgia: pode ser necessária para estabilizar a coluna vertebral ou para corrigir problemas relacionados à lesão.

Terapia ocupacional: ajuda a recuperar as habilidades de vida diária e a se adaptar ao ambiente de trabalho e de lazer.

Medicamentos: podem ser usados para aliviar a dor e outros sintomas relacionados à lesão.

Estes tratamentos estão disponíveis nos Centros Especializados em Reabilitação (CER), citados acima, ao todo existem 228 CER habilitados em todo o país.

“Ter profissionais capacitados e que entendam o assunto dentro da rede de cuidado e dos centros de reabilitação é essencial para garantir que as pessoas com lesão medular recebam o tratamento e o apoio de que precisam, dentre eles, um diagnóstico preciso para oferecer o tratamento apropriado, suporte emocional, acompanhamento contínuo e comunicação eficaz. Com a compreensão e o domínio completo destes profissionais sobre o assunto, vamos garantir que pessoas que sofrem com a lesão medular recebam os cuidados com a qualidade que precisam”, afirma a Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA.

A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/DAET/SAES/MS), e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).

Acesse unasus.ufma.br e se inscreva!

Data de Publicação: 16/01/2023