Notícias

Atendimento qualificado proporciona uma vida plena e saudável às pessoas com estomia; veja curso na área

Inscrições abertas até 30 de março.

A estomia é um procedimento cirúrgico que exterioriza parte do sistema respiratório, digestório ou urinário, criando uma abertura artificial entre os órgãos internos e o meio externo. O cuidado com uma pessoa ostomizada requer atenção multidisciplinar e a participação de diferentes profissionais de saúde.

Para auxiliar as equipes no atendimento e nas estratégias de reabilitação direcionadas a esse público, a UNA-SUS/UFMA oferta o curso Atenção à saúde da pessoa com estomia. As inscrições estão abertas até 30 de março e podem ser realizadas por meio do site unasus.ufma.br.

O curso é voltado aos profissionais que atuam no SUS envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, como médicos, enfermeiros, estomaterapeutas, nutricionistas e psicólogos. Cada um tem sua função específica, mas todos trabalham juntos para garantir que a estomia esteja funcionando corretamente e para ajudar o paciente a lidar com os desafios da vida com uma estomia.

“A pessoa com estomia pode passar por uma série de emoções e sentimentos relacionados ao tratamento, reabilitação e adaptação ao novo estilo de vida. Assim, a assistência deve ocorrer de forma integral, considerando os aspectos biopsicossociais, fisiopatológicos, nutricionais, psicológicos e sociais da pessoa com estomia”, explica o especialista em Estomaterapia e professor-autor do curso, Juliano Teixeira Morais.

É importante que os pacientes tenham acesso a grupos de apoio e que sejam encorajados a participar de atividades que promovam a qualidade de vida. “Por isso, as equipes de saúde devem estar preparadas para oferecer suporte a longo prazo, incluindo orientação para garantir acesso aos equipamentos e medicamentos necessários”, frisa a coordenadora-geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

Com carga horária de 30 horas, a capacitação aborda os conceitos, os tipos, a assistência à saúde, a promoção do autocuidado, os fatores biopsicossociais e a atuação da Rede de Atenção à Saúde da pessoa com estomia.

O curso é on-line, gratuito e certificado pela Universidade Federal do Maranhão em parceria com o Ministério da Saúde. Durante a jornada de estudos, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais, como: apresentação interativa, material em PDF, infográficos, e-book e questionário.

No geral, com o atendimento qualificado, as pessoas com estomia podem viver uma vida plena e ativa, superando os desafios e se adaptando à nova realidade.

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 18/01/2023