Dia da Universidade: UNA-SUS/UFMA celebra o alcance da educação profissional em saúde via “Universidade Aberta do SUS”

O programa, criado em 2010, já contribuiu com a capacitação de diversos profissionais da saúde espalhados pelo país, com cursos 100% gratuitos e certificados.

A Universidade é um espaço onde profissionais da saúde têm a oportunidade de adquirir e aperfeiçoar conhecimentos em suas áreas de interesse. Na Universidade Aberta do SUS não é diferente: ela é um espaço onde a pesquisa, a tecnologia e a educação profissional se unem para gerar avanços no conhecimento científico.

Criada em 2010 para atender as necessidades de capacitação e educação permanente de profissionais da saúde, a UNA-SUS é composta por uma rede colaborativa de 35 instituições de ensino superior e a UFMA está entre elas.

Unindo diversidade de conteúdo, múltiplos recursos educacionais e ofertas gratuitas disponíveis, a UNA-SUS/UFMA conseguiu ultrapassar a marca de 1.500.000 de matrículas em 2022, e a meta é compartilhar mais conhecimento a mais brasileiros em 2023.

“Cursar novas capacitações traz uma série de benefícios aos profissionais, uma delas é a reciclagem do conhecimento e as habilidades necessárias para exercer a maioria das profissões, já que essas estão em constante evolução. Novas tecnologias, técnicas e métodos estão surgindo continuamente, e os profissionais precisam estar atualizados para manter-se relevantes e preparados dentro do atendimento no Sistema Único de Saúde, responsável por atender milhões de pessoas no país”, afirma a coordenadora-geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

Além disso, os cursos de capacitação podem ajudar os profissionais a adquirirem novas habilidades e a se especializarem em áreas específicas, o que pode abrir novas oportunidades de carreira. E mais: as ofertas também podem ajudar os alunos/profissionais a aumentarem a confiança e motivação em seu trabalho.

Dentro de toda a gama de cursos disponíveis na UNA-SUS/UFMA, os de maior adesão, ao longo dessa trajetória, foram os que compõem o Programa de capacitação em Atenção à pessoa com deficiência, com 128.838 e o Programa de Saúde bucal, com mais de 100 mil matriculados em todo o país. Além dos conteúdos citados, o ambiente virtual de aprendizagem dispõe de temas na área de doenças raras, queixas comuns, PCD I, PCD II e Gestão do SUS, cada eixo temático com cursos que juntos somam mais de 240 horas.

O programa faz parte da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED) com foco na democratização do conhecimento e promove institucionalmente o desenvolvimento e a implantação de políticas e projetos relacionadas ao ensino EaD. As capacitações têm metodologia autoinstrucional, ou seja, sem a mediação de tutores, têm início imediato. Os cursos possuem enfoque prático, baseado na rotina dos profissionais e em suas reais necessidades, além de serem ofertados continuamente.

Hoje, dia 18 de janeiro, dia da universidade, frisamos o compromisso que o Ministério da Saúde, por intermédio das universidades parceiras, tem com a saúde e educação, e destacamos sua importância na construção de um ensino cada vez mais próximo da realidade, auxiliando na formação de profissionais cada vez mais humanizados e empáticos. E a UNA-SUS/UFMA faz parte dessa missão!

Ajude a aumentar esse número de profissionais, acesse www.unasus.ufma.br e se inscreva!

Data de Publicação: 18/01/2023