Conheça dois cursos da UNA-SUS/ UFMA que abordam as políticas públicas e o uso de produtos ortopédicos para pessoas amputadas

As capacitações estão com inscrições abertas até 30 de março!

Amputação é o termo utilizado para definir a retirada total ou parcial de um membro, sendo este um método de tratamento para diversas doenças. Buscando oferecer uma orientação cada vez mais completa aos profissionais de saúde para o cuidado da pessoa com amputação nos diferentes pontos da Rede à Pessoa com Deficiência, a UNA-SUS/UFMA disponibiliza os cursos “Atenção à pessoa Amputada” e “Prescrição, Concessão, Adaptação e Manutenção de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção”, com inscrições abertas até o dia 30 de março no site unasus.ufma.br.

É importante reforçar que a amputação deve ser sempre encarada em um contexto geral de tratamento e não como a sua única parte, cujo intuito é prover uma melhora da qualidade de vida do paciente. Estima-se que as amputações do membro inferior correspondem a 85% de todas as amputações de membros, em 2011, por exemplo, cerca de 94% das amputações realizadas pelo Sistema Único de Saúde foram de membros inferiores. "Existem diversas causas, mas as mais comuns, são provenientes de doenças vasculares periféricas ou diabetes, causas traumáticas em acidentes de trânsito e ferimentos por armas de fogo”, destaca o Ministério da Saúde.

Veja os cursos abertos sobre a temática na UNA-SUS/UFMA:

Este curso discute os procedimentos referentes à prescrição de produtos ortopédicos e dispositivos auxiliares de locomoção não-cirúrgicos, voltados às pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida.

O cursista terá contato com os aspectos referentes às etapas que envolvem o acesso das pessoas com deficiência física, bem como das pessoas com mobilidade reduzida a produtos ortopédicos, como palmilhas, sapatos, coletes, próteses, órteses e os dispositivos auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e cadeiras de rodas (manual e motorizada). Ao todo, são 45 horas de curso ofertado a distância com metodologia autoinstrucional.

Atenção à pessoa Amputada

O curso traz orientações ao cuidado da pessoa amputada e visa melhorias dos serviços previstos no SUS por uma das cinco Redes de Atenção à Saúde: a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD), ordenadora das políticas de saúde relacionadas à pessoa amputada. A carga horária é de 30 horas com metodologia autoinstrucional.

As ofertas educacionais são oferecidas na modalidade EaD pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS) em parceria com a Universidade Federal do Maranhão.

“A reabilitação desses pacientes deve contar com uma equipe multiprofissional que pode ser composta, por exemplo, por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e psicólogos. Por isso, as capacitações visam alcançar autonomia e independência da pessoa amputada por meio de uma atenção integral na Atenção Primária à Saúde”, relata Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA.

Os cursos são voltados para profissionais que atuam no SUS envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas. “Além de obter certificados gratuitos validados pela Universidade Federal do Maranhão, é uma oportunidade de profissionais da saúde agregarem ainda mais conhecimento à profissão”, aponta a coordenadora.

TEXTO: Rodrigo Nabate.

EDIÇÃO: Maiara Pacheco.