Administração estratégica: UNA-SUS/UFMA lança dois cursos voltados à gestão do cuidado da pessoa com deficiência no SUS

Ofertas on-line, gratuitas, certificadas e início imediato das aulas.

Para que o cuidado à pessoa com deficiência seja fornecido de forma eficiente à população, é necessário capacitar profissionais que atuam nos serviços de reabilitação, especialmente gestores, para o planejamento estratégico desses serviços. Buscando contribuir com a integralidade da atenção no Sistema Único de Saúde, a UNA-SUS-UFMA oferta os cursos “Introdução às ferramentas de Administração Estratégica e de Planejamento para gestores de Serviços de Reabilitação” e “Ferramentas da gestão do cuidado à saúde da Pessoa com Deficiência nos serviços de reabilitação”.

Com carga horária de 30 horas, as capacitações são ofertadas na modalidade on-line, gratuitas, certificadas e o início das aulas é imediato. Por meio dos cursos, o estudante irá compreender a importância de mobilizar técnicas, conhecimentos e recursos a partir do diálogo com diferentes agentes, desde gestores a usuários, para garantir uma abordagem eficiente e resolutiva ao público PCD.

O público-alvo do curso são profissionais que atuam no SUS, envolvidos na gestão dos serviços de reabilitação da pessoa com deficiência, como: administradores, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, cirurgiões-dentistas; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas na capacitação.

As ofertas são fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/DAET/SAES/MS) e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).

Conteúdo programático

Introdução às ferramentas de Administração Estratégica e de Planejamento para gestores de Serviços de Reabilitação; inscrições até 30 de maio.

O curso apresenta conceitos, metodologias e ferramentas para a gestão tática e sistêmica de uma organização de saúde, de modo que os conhecimentos desenvolvidos durante a capacitação impactem positivamente a prestação de assistência nos serviços de reabilitação voltados às pessoas com deficiência.

Entre os assuntos abordados, destacam-se os fundamentos da gestão estratégica; vantagem competitiva; formulação e implementação da estratégia; avaliação e controle; análise setorial; fatores críticos do sucesso e análise SWOT; sistemas de gestão estratégica; balance scorecard (BSC) e gestão de indicadores.

Durante a sua jornada de estudos, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais, como: e-book, PDF, infográfico interativo, recurso multimídia e questionário.

Ferramentas da gestão do cuidado à saúde da Pessoa com Deficiência nos serviços de reabilitação; inscrições até 30 de junho.

Entre os assuntos abordados, destacam-se: as dimensões e perspectivas e sua relação com a saúde da Pessoa com Deficiência; a integralidade do cuidado; as formas de compreensão da deficiência e sua influência sobre o cuidado; a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência; as dimensões da gestão do cuidado, dispositivos e ferramentas para gestão do cuidado à Pessoa com Deficiência.

Para mais informações e matrículas, acesse: www.unasus.ufma.br e bons estudos.

Data de Publicação: 24/01/2023