Notícias

SÉRIE WEBINÁRIOS: UNA-SUS/UFMA realiza encontros virtuais para discutir temas voltados à saúde da pessoa com deficiência; próximo evento será 2 de fevereiro

Os webinários são gratuitos, abertos ao público e disponíveis no canal “EAD Para Você”, no YouTube.

Participar de seminários pode ser uma excelente oportunidade para adquirir conhecimentos e habilidades específicas, além de ampliar a rede de contatos profissionais. Com o objetivo de construir conexões e contribuir para as discussões na área da saúde, a Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA), por meio do programa UNA-SUS/UFMA, realiza uma “Série de Webinários” voltados à saúde da pessoa com deficiência.

As discussões abordam temáticas relevantes no campo da saúde, são abertos ao público e transmitidos ao vivo pelo canal “EAD Para Você”, no YouTube. Na próxima quinta, 2, às 15h, a agenda trará o evento Webinário Pessoa Amputada, que será ministrado pela fisioterapeuta e especialista em Biomecânica, Luciana Castaneda (IFRJ).

“Por meio dos webinários, buscamos oportunizar aos participantes a troca de conhecimento com palestrantes experientes e especialistas no assunto, a fim de debater ideias e avanços sobre o saber científico dos temas abordados, contribuindo para o aprimoramento das habilidades dos profissionais, bem como seu rendimento e atuação no mercado de trabalho”, ressalta a diretora da DTED/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

Entre os webinários já realizados, a UNA-SUS/UFMA trouxe as seguintes temáticas: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Síndrome de Down. O primeiro, foi ministrado pela Professora Tâmara Guedes, especialista em Políticas e Gestão do Cuidado e em Fisioterapia em Terapia Intensiva, e tinha como objetivo desmistificar o universo dos indivíduos que apresentam TEA, além de apresentar sua definição, diagnóstico e a importância da equipe multidisciplinar na Atenção Primária à Saúde.

O segundo, intitulado webinário “Síndrome de Down: O que sabemos e para onde caminhamos?”, ministrado pela professora Thereza Cristina Abdalla Veríssimo, aborda os principais sinais de alerta, as orientações aos familiares, a importância da equipe multidisciplinar no diagnóstico, os principais elementos no comportamento e interação social, além das necessidades e particularidades de adultos e idosos com Síndrome de Down.

“Os eventos estão disponíveis em nosso canal para que mais profissionais possam ter acesso a esse conhecimento e, aqueles que já participaram, possam ter a oportunidade de voltar ao webinário para estudar os conteúdos discutidos com os especialistas e compartilhar com os colegas de profissão”, frisa Ana Emilia.

Não perca esta oportunidade educacional, participe do próximo webinário e contribua com as discussões sobre Pessoa Amputada.

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 27/01/2023