Notícias

Curso aborda a classificação internacional de funcionalidade no paciente com paralisia cerebral

A oferta segue com inscrições abertas até março de 2023.

A Paralisia Cerebral (PC), deficiência mais comum na infância, é caracterizada por alterações neurológicas permanentes que afetam o desenvolvimento motor e cognitivo, que podem atingir ainda o movimento e postura do corpo. Com o intuito de auxiliar os profissionais de saúde quanto à assistência dessa população, a UNA-SUS/UFMA segue com inscrições abertas para o curso “Atenção à Pessoa com Paralisia Cerebral”, com matrículas disponíveis até 30 de março.

Entre os diversos assuntos abordados, destaca-se a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) para pessoas com paralisia cerebral. A CIF é complementar à Classificação Internacional de Doenças (CID); enquanto a última classificava as doenças e seus sintomas, a primeira descreve a saúde e o perfil de funcionalidade ou de incapacidade do indivíduo com determinada doença ou condição de saúde.

Segundo o material presente no curso sobre a CIF, a interação entre as características de uma condição de saúde, a Paralisia Cerebral por exemplo, com características do contexto onde essa pessoa vive (fatores ambientais e pessoais), influencia diretamente nos processos de funcionalidade e incapacidade. 

“Houve uma mudança na área da saúde, nós deixamos de centrar na doença para focar na identificação do impacto funcional que ela causa em cada indivíduo, e isso é mais presente quando o assunto é paralisia cerebral. Assim, nós buscamos novos métodos de avaliação e intervenção para ampliar a dimensão da atenção à saúde da pessoa com PC. Por isso, é de grande importância que os profissionais estejam familiarizados com essa classificação e se inscrevam nos cursos para uma capacitação complementar”, apontou Ana Emilia Figueiredo Oliveira, coordenadora-geral da UNA-SUS/UFMA.

Além da Classificação, o curso também aborda: definição, caracterização e classificação da paralisia cerebral (PC); sinais clínicos, distribuição anatômica, comprometimento motor das funções motoras globais (GMFCS E&R) e função manual (MACS); ferramentas para diagnóstico de PC; fatores de Risco; condições associadas e atenção à saúde da pessoa com paralisia cerebral. 

Quem pode se inscrever no curso?

Profissionais que atuam no SUS envolvidos no cuidado à pessoa com deficiência, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas.

O curso é gratuito, autoinstrucional e tem início imediato. Para mais informações, acesse: www.unasus.ufma.br

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 02/02/2023