Notícias

“Diabetes Tipo 2 está entre as principais causas de amputação”, diz especialista

Luciana Castaneda, fisioterapeuta e especialista em Biomecânica, ressalta ainda dois cursos da UNA-SUS/UFMA sobre Pessoa Amputada

Realizado na última quinta, 2, o Webinário da UNA-SUS/UFMA “Atenção à Pessoa Amputada” foi ministrado pela fisioterapeuta e especialista em Biomecânica, Luciana Castaneda (IFRJ). Na ocasião, Castaneda abordou as particularidades no cuidado da pessoa amputada, discutiu o acompanhamento da equipe multidisciplinar e apontou os principais elementos na interação social desse público; além de destacar dois cursos de sua autoria sobre Pessoa Amputada, que estão disponíveis na plataforma virtual da UNA-SUS/UFMA

Como professora-autora dos cursos Prescrição, Concessão, Adaptação e Manutenção de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção e Atenção à Pessoa Amputada, a professora Luciana Castaneda vem contribuindo significativamente na capacitação dos profissionais de saúde e na ampliação do debate em todo o país.

No webinário, a professora abordou os principais desafios que os profissionais, em especial, fisioterapeutas, têm no tratamento e reabilitação de pessoas que sofreram amputação, bem com os aspectos inerentes às causas de amputação, os cuidados, a Rede de Atenção à Saúde e o papel da equipe multidisciplinar no processo de cuidado após a amputação.

A amputação é toda ou qualquer perda de uma estrutura anatômica, conceitua a palestrante. “Existem diferentes mecanismos que levam a diferentes amputações. De maneira geral, podemos citar que a principal causa da amputação são as doenças vasculares, causadas pela diabetes tipo 2. Quando não tratada, ela evolui com uma polineuropatia diabética e essa condição faz com que todo o aparelho circulatório periférico fique prejudicado e tenham problemas, como necrose nas estruturas mais digitais, levando a amputação”, explicou.

Outras causas que levam a amputação são as traumáticas – em acidentes de trânsito e ferimentos por armas de fogo. No decorrer do evento, Castaneda abordou como é feita a produção das próteses, a prescrição realizada pelos profissionais de saúde e como garantir que os pacientes tenham acesso a ela. “Destaco, ainda, os aspectos psicológicos do tratamento, para que as pessoas amputadas tenham a possibilidade de participar plenamente em sua comunidade e no mercado de trabalho”, frisou.

O evento contou com a participação de alunos e profissionais de diversos estados com mediação da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA). O Webinário sobre Pessoa Amputada foi transmitido ao vivo e está disponível no canal “EAD para você”, no YouTube.

A UNA-SUS/UFMA realiza vários eventos com diferentes temáticas, todos gratuitos, com certificação e abertos ao público. Acesse o site unasus.ufma.br para acompanhar todos os lançamentos voltados à capacitação dos profissionais de saúde.

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 08/02/2023