Notícias

Curso da UNA-SUS/UFMA traz guia sobre o cuidado e o acompanhamento às mulheres com deficiência ou mobilidade reduzida

O recurso educacional está disponível no curso “Atenção à saúde das mulheres com deficiência”

O “Guia de Atenção à Saúde das Mulheres com Deficiência e Mobilidade Reduzida” está entre os 17 recursos educacionais disponíveis no curso da UNA-SUS/UFMA intitulado “Atenção à saúde das mulheres com deficiência”, que está com inscrições abertas até 30 de março.

Segundo o IBGE 2019, o Brasil tem 17,3 milhões de pessoas de 2 anos ou mais de idade com deficiência em pelo menos uma de suas funções. Os dados mostram que o número de mulheres com algum tipo de deficiência supera o de homens, sendo 10,5 milhões (9,9%) frente a 6,7 milhões (6,9%), respectivamente.

Com o objetivo de qualificar o cuidado direcionado à população feminina PcD com foco na promoção do bem-estar, reabilitação, saúde mental, sexual e reprodutiva, e no manejo clínico dos problemas mais comuns enfrentados por esse público, a UNA-SUS/UFMA oferta o curso a capacitação gratuita, ofertada na modalidade a distância, com metodologia autoinstrucional (sem a mediação de tutores) e com início imediato.

Público-alvo

A oferta é voltada aos profissionais que atuam no SUS envolvidos no cuidado à pessoa com deficiência, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados na temática abordada.

Com carga horária de 30 horas, a oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador, que conta também com versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o estudante terá acesso a diversos suportes educacionais, tais como: material em PDF, e-book, infográfico, game e questionário.

Temáticas

O curso apresenta os seguintes conteúdos: Marcos históricos e epidemiologia da deficiência em mulheres; Acessibilidade às mulheres com deficiência e/ou com mobilidade reduzida; Violência contra mulheres com deficiência e/ou com mobilidade reduzida; Atenção integral à saúde da mulher com deficiência e/ou com mobilidade reduzida; Reabilitação e Saúde Mental; Saúde sexual, saúde reprodutiva e saúde mental da mulher com deficiência; e Manejo clínico de problemas mais comuns enfrentados pelas mulheres com deficiência e/ou com mobilidade reduzida.

A oferta educacional é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da UNA-SUS/UFMA e Ministério da Saúde - por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/MS). O certificado é gratuito e validado pela UFMA.

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 15/02/2023