Destaque UNA-SUS/UFMA: quatro cursos para terapeutas ocupacionais disponíveis no AVA alcançam cerca de 60 mil matrículas em todo o país

Matrículas podem ser feitas até 30 de março; os cursos são gratuitos e autoinstrucionais

A UNA-SUS/UFMA, em parceria com o Ministério da Saúde, oferece quatro cursos de capacitação gratuitos para profissionais de saúde que atuam na promoção da independência e autonomia de pacientes, em especial, os terapeutas ocupacionais. Em destaque, os cursos sobre Pessoa amputada, paralisia cerebral, AVE e pessoa idosa com deficiência alcançaram, juntos, cerca de 60 mil matrículas no ambiente virtual de aprendizagem.

As ofertas educacionais estão disponíveis no SAITE AVA, o ambiente virtual de aprendizagem da UNA-SUS/UFMA, com conteúdo voltados para profissionais que atuam na Atenção Primária. As capacitações são realizadas na modalidade EaD e, para participar, basta acessar o AVA e fazer o cadastro. Se já possui cadastro na plataforma, entre com seu login e senha e busque o curso de interesse na aba “Cursos”. Não é necessário passar por processo seletivo. As inscrições seguem até 30 de março nos cursos:

Com carga horária de 30 horas, a habilitação propõe compreender as orientações relativas à atenção à pessoa amputada como parte do processo de melhoria dos serviços previstos no SUS por uma das cinco Redes de Atenção à Saúde: a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD), que é a ordenadora das políticas de saúde relacionadas à pessoa amputada.

A capacitação aborda as ações de atenção à saúde das pessoas que sofreram Acidente Vascular Encefálico (AVE) e estão na rede de cuidados à pessoa com deficiência e na reabilitação relacionada às condições do AVE, a fim de subsidiar o acolhimento e a intervenção adequada desses pacientes nas Unidades Básicas de Saúde. O curso tem carga horária de 30 horas.

O curso tem carga horária de 60 horas. Com este módulo será possível compreender como as equipes multiprofissionais de saúde atuam na reabilitação da pessoa idosa, em diferentes pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde (RAS) no SUS, considerando que o planejamento da reabilitação da pessoa idosa seja realizado juntamente com as demais intervenções terapêuticas e de promoção da saúde e prevenção de agravos.

Com carga horária de 30 horas, a oferta educacional possibilitará que o aluno compreenda a definição, a caracterização e as classificações da Paralisia Cerebral (PC), bem como o diagnóstico, os fatores de risco e as condições associadas à PC. Espera-se, assim, abordar informações necessárias para que a atenção à pessoa com PC seja direcionada de forma adequada no contexto do SUS.

As ofertas educacionais são frutos da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) e Ministério da Saúde - por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/MS).

Além dessas ofertas, o site unasus.ufma.br disponibiliza mais 16 cursos com inscrições abertas voltados à capacitação dos profissionais na Atenção Primária. Os certificados são gratuitos e validados pela UFMA.

Data de Publicação: 23/02/2023