UNA-SUS/UFMA oferta Programas de Formação que abordam a saúde da pessoa com deficiência, Queixas Comuns e saúde bucal

São mais de 17 cursos com inscrições abertas no AVA!

A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED), tem contribuído de forma contínua para a educação a distância, especialmente, na saúde. São cinco grandes Programas de Formação que abordam a saúde da pessoa com deficiência, Queixas Comuns e saúde bucal na UNA-SUS/UFMA.

A plataforma de ensino-aprendizagem desenvolvida pelo grupo SAITE e a equipe da DTED – o SAITE Ava – evidencia a Universidade no cenário da educação EaD por meio da qualidade de seus cursos, da relevância da sua produção científica e do nível de excelência de suas inovações tecnológicas e pedagógicas.

Coordenada pela DTED, a UNA-SUS/UFMA, programa ministerial da Saúde, oferta, atualmente, mais de 17 cursos dentro dos Programas de Formação sobre saúde da pessoa com deficiência, Queixas Comuns e saúde bucal. Todos gratuitos, autoinstrucionais, com início imediato e que cabem nas mais diversas rotinas e agendas de estudo.

O público-alvo são profissionais de saúde e gestores que atuam na Atenção Primária à Saúde, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas.

Os programas Capacitação em Atenção à Pessoa com Deficiência I: Transtornos do espectro do autismo, síndrome de Down, pessoa idosa com deficiência, pessoa amputada e órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção é um Programa de 195h produzido pela DTED/UFMA e Grupo SAITE, composto por 5 módulos de carga horária independente. A certificação pode ocorrer por módulo individual e/ou pelo Programa de Formação, uma vez realizados todos os módulos com aproveitamento necessário para certificação.

Com cargas horárias independentes, os cursos têm como objetivo capacitar os profissionais que atuam no contexto da Atenção Primária no SUS, porque esta desempenha papel central na garantia à população de acesso a uma atenção à saúde de qualidade por ser o contrato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro integrador de toda a Rede de Atenção à Saúde (RAS).

Nesse contexto, a UNA-SUS/UFMA destaca os cursos Cuidado em situações frequentes de dor e “Cuidado aos pacientes vítimas de queimaduras”, que fazem parte do Programa Cuidado nas queixas comuns no atendimento à demanda espontânea na Atenção Primária à Saúde que estão com inscrições abertas até hoje, 28 de fevereiro.

Veja aqui todos os cursos com inscrições abertas da UNA-SUS/UFMA.

Data de Publicação: 28/02/2023