Notícias

OMS alerta que 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada; Conheça curso sobre "Reabilitação Visual" no AVA

O curso está com inscrições abertas até 30 de março

As doenças oftalmológicas - ou doenças oculares - podem ocorrer por diversos motivos, desde causas genéticas até hábitos de vida. Algumas enfermidades, a médio e longo prazo, podem acarretar problemas na visão e, em diagnósticos mais graves, até levar à cegueira. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, cerca de 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada, sendo que a maioria dos casos poderiam ser evitados - entre 60% e 80% - ou dispõem de tratamento. No Brasil, o último Censo Demográfico (IBGE 2010) identificou mais de 35 milhões de pessoas com algum grau de dificuldade visual.

Parte fundamental do processo de inclusão voltado a essa população é oferecer atendimento adequado para que cada pessoa integrante dessa coletividade seja assistida de acordo com as suas necessidades individuais e tenha acesso pleno ao cuidado especializado dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse contexto, a UNA-SUS-UFMA oferta o curso “Atenção à Saúde na Reabilitação Visual'' com o intuito de contribuir no aperfeiçoamento e na visibilidade das alternativas existentes relacionadas à reabilitação visual disponíveis no SUS.

Com carga horária de 30 horas, a capacitação é voltada aos profissionais que atuam no SUS envolvidos no cuidado à pessoa com deficiência, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados na temática abordada.

O curso é gratuito, ofertado na modalidade a distância e tem início imediato. Ao concluir, o estudante receberá o certificado gratuito validado pela UFMA. As inscrições podem ser realizadas no site unasus.ufma.br.

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 01/03/2023