Dia Mundial da Audição: Conheça curso da UNA-SUS/UFMA sobre os cuidados à saúde auditiva na primeira infância

As inscrições seguem abertas até o dia 30 de março!

Com uma população de mais de 10 milhões de pessoas surdas no Brasil, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ao menos a metade das ocorrências poderiam ter sido evitadas ou minimizadas, por meio do acesso às informações da saúde auditiva e do devido acompanhamento médico. Para alertar sobre esse quadro, o tema da campanha de 2023 para o Dia Mundial da Audição ressalta a importância de incorporar a audição e os cuidados auditivos na assistência básica como componente importante da cobertura de saúde em nível global.

A capacitação para o atendimento das pessoas com dificuldades ou perda auditiva é uma política do Ministério da Saúde. A Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, por meio de parcerias com entidades de referência, oferta diversos cursos a distância de capacitação para os profissionais. Fruto dessa colaboração técnico-científica, a UNA-SUS/UFMA oferta o curso Atenção na Identificação Precoce de Deficiências em Crianças, por meio de triagem auditiva neonatal (TAN) e triagem ocular neonatal (TON).

Com carga horária de 30 horas, o curso é gratuito e ofertado na modalidade a distância com metodologia autoinstrucional, ou seja, sem a mediação de tutores. A capacitação é gratuita, utiliza recursos multimídia para facilitar a dinâmica de aprendizagem e abertos para profissionais de saúde de todo país. As ofertas têm como público-alvo profissionais de saúde e gestores que atuam na APS, técnicos, acadêmicos e demais interessados. As inscrições estão abertas até o dia 30 de março no site unasus.ufma.br.

A oportunidade educacional é disponibilizada em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras), bem como em versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais, tais como: e-book, infográfico, material em PDF, apresentação interativa e questionário avaliativo. O certificado é gratuito e validado pela UFMA.

TEMÁTICAS

O curso apresenta os seguintes conteúdos: Epidemiologia da deficiência auditiva e deficiência visual em neonatos; Identificadores de risco para deficiência auditiva e visual em neonatos (história clínica); TAN e TON: conceitos, finalidades, rede de atenção, período de realização e indicadores de qualidade dos exames; Etapas dos testes de TAN e TON; Diagnóstico, monitoramento e acompanhamento de neonatos; Marcos do desenvolvimento da infância: aspectos auditivos e visuais; Registros de resultados e controle dos encaminhamentos.

Data de Publicação: 03/03/2023